Aos 70 anos, praça dos Tropeiros é reinaugurada

Por Gabrielle Camargo Pustiglione

Espaço público de 1.200 m² foi revitalizado pela Fundação Divina Misericórdia, por meio do programa Adote Sorocaba

A Fundação Divina Misericórdia, apoiadora da instituição Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, reinaugurou, no final da tarde de ontem (6), a Praça dos Tropeiros, localizada na avenida São Paulo, em frente à Santa Casa. A revitalização, por meio do programa “Adote Sorocaba” — criado pela Lei Municipal 12.494, de 2022 —, os 1.200 metros quadrados do espaço público ganharam nova roupagem, com a restauração do monumento do tropeiro — esculpido em bronze —, postes venezianos, bancos, pontos de ônibus e táxi, troca de todo o piso, paisagismo com novos arbustos, gramado e canteiros de flores.

“A Fundação Divina Misericórdia devolve para o povo sorocabano, neste evento histórico, esta linda praça, que carrega tantas memórias e agora está pronto para criar novas histórias”, ressaltou o padre Flávio Jorge Miguel Júnior, presidente do Conselho Curador da Fundação Divina Misericórdia.

A praça dos Tropeiros, que está completando 70 anos de história — bodas de platina — homenageia o tropeirismo e abriga o Monumento ao Algodão, um pequeno obelisco em referência ao plantio de algodão, que incentivou a formação da indústria têxtil em Sorocaba.

A reinauguração contou com a presença de autoridades, diretorias da Santa Casa de Misericórdia e da Fundação Divina Misericórdia. A Banda Regimental da Polícia Militar.

Monumento ao Tropeiro

O Monumento ao Tropeiro, símbolo da praça dos Tropeiros, foi doado à Prefeitura de Sorocaba pelo conde Francisco Matarazzo Júnior, em 1954, em comemoração ao Terceiro Centenário de Sorocaba. É uma homenagem aos homens que ligaram Sorocaba ao restante do Brasil durante 150 anos, transportando produtos, e participando das feiras de muares, às margens do rio Sorocaba, na qual eram comercializados animais e mercadorias diversas.