Aprovada terapia individual a autistas

Por Cruzeiro do Sul

As unidades de saúde de Sorocaba poderão ser obrigadas a oferecer apenas atendimento terapêutico individualizado para pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Câmara Municipal aprovou, ontem (10), a redação final de um projeto de lei com essa determinação. Se ele for sancionado pelo prefeito de Sorocaba, a regra entra em vigor na cidade. Os vereadores também aprovaram, em primeira discussão, o PL que prevê a instalação de bebedouros em locais públicos.

O projeto voltado a autistas visa melhorar o tratamento oferecido a essas pessoas. Segundo a proposta, quem convive com TEA precisa de assistência multidisciplinar individualizada para se desenvolver e, assim, ter qualidade de vida. Por isso, ela proíbe a realização de sessões coletivas de fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia e terapia ocupacional.

A matéria já havia sido aprovada em duas discussões, mas a Comissão de Justiça sugeriu uma alteração na redação de um dos artigos. Após passar pela Comissão de Redação, ela teve de voltar ao plenário, para os vereadores votarem apenas a versão final do texto.

Bebedouros

Na sessão, o PL que determina a colocação, pelo Executivo, de bebedouros com água potável em lugares de prática de caminhada e praças da região central também foi aprovado. Agora, ele segue para segunda discussão. De acordo com a justificativa, o foco da proposta é contribuir com a proteção à saúde pública, a partir da oferta gratuita de água. (Da Redação)