Inverno termina com calor, mas pode chover

Por Cruzeiro do Sul

Trégua do calor termina amanhã, mas ainda pode chover antes da chegada da primavera

Após uma breve trégua do calor e tempo seco, as altas temperaturas já têm data marcada para voltar. Os termômetros sobem acima dos 30ºC para fechar o inverno, no domingo (22). Hoje (18) a máxima deve ficar em torno de 29ºC em Sorocaba, chegando aos 32ºC amanhã (19). Porém, ainda há possibilidade de chuva na cidade durante o fim de semana.

Sorocaba já enfrentava mais de 60 dias de seca antes das chuvas da última segunda-feira (16), que vieram acompanhando uma breve frente fria que reduziu as temperaturas, deixando o clima mais ameno e com níveis de umidade do ar mais confortáveis.

Para o restante da semana, a previsão é de que volte a esquentar, podendo alcançar aos 33ºC na sexta-feira e sábado (dias 20 e 21). A umidade do ar deve cair, chegando aos 30%.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mesmo com a volta do calor e do tempo seco, os dias devem ficar nublados e com possibilidade de garoa em vários momentos na sexta-feira e sábado.

Cuidados permanecem

A terça-feira (17) amanheceu com céu limpo e livre da névoa seca que encobria a cidade nas últimas semanas. A chuva auxiliou a melhorar a qualidade do ar e amenizou as temperaturas extremas, porém, os cuidados ainda são necessários. É preciso se atentar para evitar a exposição ao sol ou atividade física nos horários mais críticos do dia, consumir muita água e alimentos leves. Em relação às queimadas, caso perceba um foco, é possível denunciar por meio do canal criado pela Prefeitura de Sorocaba. A pessoa pode mandar mensagem para a Defesa Civil de Sorocaba pelo WhatsApp (15) 99198-3049, informando o local, além de enviar fotos e vídeos.

Primavera quente

O inverno mais quente dos últimos anos termina oficialmente no domingo, com a chegada da Primavera exatamente às 9h44. No entanto, quem contava com uma trégua no calorão poderá se decepcionar. Os principais centros de monitoramento do clima já consideram a formação do fenômeno La Niña na próxima estação, reforçando a possibilidade de prolongamento da estiagem, que já havia começado mais cedo.

A previsão é de que as ondas de calor sejam tão ou mais intensas e tão prolongadas quanto em 2023, mas com atuação mais limitada a partir de novembro. De acordo com a Climatempo, no entanto, também há a possibilidade de mais frentes frias passando pelas regiões Sul e Sudeste do Brasil, o que aumenta a chance de ocorrer frio tardio na primavera, especialmente entre outubro e novembro. Há possibilidade de frio intenso nas áreas mais altas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul durante alguns dias, e períodos amenos/frios no leste do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. (Da Redação)