Jovens da Fundação CASA participam de simulação de votação

Além da ação, eles também tiveram uma palestra sobre voto consciente

Por Da Redação

.

Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) de Sorocaba participaram no início desta semana (dias 16 e 17 de setembro) de uma simulação de votação e de uma palestra sobre o processo eleitoral, promovida em parceria com o Cartório Eleitoral local.

A ação envolveu 44 jovens dos 400 socioeducativos da cidade, todos habilitados a votar no primeiro turno das eleições municipais, que ocorrerá no dia 6 de outubro.

A palestra foi conduzida pela servidora do Cartório Eleitoral, Patrícia Antunes, que ressaltou a importância do voto consciente, a análise criteriosa das propostas dos candidatos e a reflexão sobre a atuação política. Ao final, os adolescentes vivenciaram a experiência de votar em uma urna eletrônica disponibilizada para a simulação.

Além de orientações sobre o processo eleitoral, os centros socioeducativos de Sorocaba promoveram, dentro do prazo permitido, a regularização e emissão dos títulos de eleitor para jovens que completaram 16 anos e ainda não possuíam o documento.

Para a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, a iniciativa fortalece o exercício da cidadania. "A participação no processo eleitoral é um direito fundamental dos jovens em medida socioeducativa. O trabalho realizado pelos centros é essencial para reforçar a importância da cidadania e do retorno à vida em comunidade”, afirmou.