3º Encontro de Colecionismo trata da colonização no Brasil

Por Cruzeiro do Sul

Evento acontece na sexta, sábado e domingo no Sorocaba Clube

 

Com a realização do 3º Encontro de Colecionismo nos dias 27, 28 e 29 de setembro, Sorocaba, uma das maiores e mais populosas cidades do Brasil, firma-se como ponto de encontro para os entusiastas do colecionismo. O evento, que terá exposição de itens temáticos alusivos aos 400 anos da colonização do Brasil, como moedas, selos e medalhas, será palco para avaliação, compra e venda de uma ampla gama de objetos colecionáveis.

O encontro, que já estreou em 2023, já se consolidou como sucesso de público e atrai expositores de diversas regiões de São Paulo. A sede social do Sorocaba Clube, localizada na região central da cidade, será palco do evento, oferecendo um ambiente acolhedor e propício para o intercâmbio cultural e histórico que o colecionismo proporciona.

Com entrada gratuita, o 3º Encontro de Colecionismo de Sorocaba funcionará das 9h às 18h na sexta-feira (27) e no sábado (28); no domingo (29), das 9h às 16h. Além da exposição temática sobre os 400 anos da colonização, o público poderá apreciar e adquirir itens como relógios de bolso, revistas em quadrinhos, figurinhas, cartões telefônicos, moedas, selos, cédulas, medalhas, miniaturas, chaveiros, canetas-tinteiro, postais, livros e catálogos, entre outros.

O evento é organizado por João Ricardo Pupo, da JRP Colecionismo, e Mauro Vasconcellos, da MMGG Numismática, que juntos já organizaram mais de 10 encontros em cidades como Botucatu, Itapetininga, Itu, Iperó e Piracicaba. Além de promover a troca de itens, o encontro também oferece a oportunidade para o público trazer seus objetos para avaliação e negociação com expositores.

Parte do calendário oficial da Sociedade Numismática Brasileira (SNB), que completou 100 anos em 2024, o encontro reforça a importância de Sorocaba como um centro de referência para colecionadores. Para a SNB, o colecionismo vai além da aquisição de peças, promovendo a organização, a ampliação do conhecimento e a preservação da memória e da história por meio de objetos. (Da Redação)