Supermercados em expansão: Sorocaba lidera inaugurações e ampliações na região

No primeiro semestre de 2024, Sorocaba inaugurou 41 novos estabelecimentos

Por Cruzeiro do Sul

"É um número bastante importante. Sorocaba se apresentou como a sexta cidade com o maior número de abertura de novos mercados".

Sorocaba continua sendo destaque no cenário estadual de supermercados, consolidando-se como um dos principais polos de inauguração de novas lojas em 2024. A regional da Associação Paulista de Supermercados (Apas), que cobre Sorocaba e municípios vizinhos, revela um crescimento notável no setor, tanto em número de estabelecimentos quanto em renovações de lojas mais antigas.

De acordo com Felipe Queiroz, economista-chefe da Associação Paulista de Supermercados (Apas), 41 novos supermercados foram inaugurados em Sorocaba e região durante o primeiro semestre de 2024, confirmando a cidade como uma das que mais recebem novas unidades no Brasil. “É um número bastante importante. Sorocaba se apresentou como a sexta cidade com o maior número de abertura de novos mercados, mostrando a pujança e a importância do setor”, diz Queiroz.

Com a abertura de novos supermercados na cidade de Sorocaba, o crescimento nas vagas de emprego tendem a crescer, como explica o economista-chefe: “Isso reflete um duplo movimento, por um lado a mudança estrutural do setor, mas por outro lado também a economia da região, que está aquecida com a abertura de novos postos de trabalho, tudo isso fomenta demanda, consequentemente o setor procura se ajustar a esse bom momento da economia”.

E essas aberturas, segundo Felipe, não se concentram em nenhum tipo de mercado: “Essas mudanças não se concentraram apenas em pequenos mercados, mas esteve diversificada desde grandes mercados, atacarejos, até pequenos mercados de vizinhança”. Para ele, isso mostra outro movimento importante do setor, que é a constante transformação, com o intuito de adaptar a concorrência do setor às mudanças no perfil de consumo da sociedade.

Nesse sentido, os mercados não estão apenas abrindo novas lojas: “As lojas existentes passam por um constante processo de remodelação e adaptação à realidade setorial”, ressalta.

A expansão da rede supermercadista em Sorocaba também traz vantagens aos consumidores. A concorrência, segundo Felipe, gera benefícios como preços mais competitivos e maior diversidade de produtos e serviços, com muitas lojas investindo em formatos que incluem praças de alimentação, lanchonetes e áreas especializadas em alimentos gourmet. “Há incurso na região, na mudança do layout, o investimento em tecnologia, desde o atendimento até a atualização de processos”, acrescenta o diretor.

O fator de venda e organização da loja têm o intuito de produzir uma melhor experiência de atendimento e de compra ao consumidor.

Além disso, Sorocaba abriga quase todas as grandes bandeiras do setor supermercadista, desde redes populares até as mais especializadas. “A região tem uma boa representatividade de grandes redes, de médias redes, nesse sentido, quem mais ganha é o consumidor, que pode escolher por qual canal de compra ele irá efetuar suas compras, tanto mensal quanto as de reposição, até mesmo as emergenciais”, acrescenta Queiroz.

O destaque também vai para os mercados de bairro que, mesmo menores, mantêm sua importância ao oferecer um atendimento mais personalizado e a proximidade que os clientes tanto valorizam. “Esses pequenos estabelecimentos são essenciais, especialmente em bairros mais afastados, onde cumprem um papel fundamental no abastecimento da comunidade local”, finaliza. (João Frizo - programa de estágio)