Detran-SP implementa sistema digital para agilizar recolhimento de veículos

Quando policial determinar a apreensão, o motorista receberá um QR Code para ajudar na liberação

Por Da Redação

SRV entra no ar com operacionalização via talonário eletrônico

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) começou a utilizar nesta terça-feira (1), um sistema digital para agilizar o recolhimento de veículos e otimizar a liberação. O Sistema de Recolhimento de Veículos (SRV) é acompanhado pelo Termo de Recolhimento de Veículo (TRV), gerado durante a remoção, que fornece um QR Code para que o motorista possa solicitar a devolução e contém informações sobre o pátio onde o automóvel foi levado.

Este avanço integra uma transformação digital mais ampla dos trâmites relacionados a infrações de trânsito, que começou em 2023 com a introdução do talonário eletrônico, um sistema para registro de infrações. Por meio deste novo sistema, as multas são registradas online, gerando rapidamente o Auto de Infração de Trânsito eletrônico (AIT-e), sem erros, uma vez que essa plataforma se conecta a outras bases de dados do estado.

Antes, o processamento do AIT físico poderia levar até 25 dias; agora, a informação é atualizada no Sistema Integrado de Multa (SIM) no mesmo dia da autuação, se realizada até às 19h, ou na manhã seguinte, se feita após esse horário. Além disso, motoristas inscritos no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) podem antecipar o pagamento da multa e obter descontos de até 40%.

Em fase de testes desde setembro na capital e na região metropolitana, o sistema agora se torna oficial. Uma terceira fase está planejada, que incluirá recursos adicionais tanto para os policiais quanto para os motoristas, como imagens do AIT e do TRV, além de um sistema de georreferenciamento para identificar pátios disponíveis.