Sequência de Coringa domina salas de cinema de Sorocaba

Programação traz também uma animação nacional que se passa no interior

Por Thaís Marcolino

Lady Gaga e Joaquin Pheonix estão nos papéis principais de "Coringa: Delírio a Dois"

A sequência do sucesso mundial “Coringa: Delírio a Dois” é um dos filmes mais aguardados do ano e as salas de cinema de Sorocaba se preparam para a demanda. Na cidade, ao menos 12 salas (38% do total) estão separadas para o longa que tem nos papéis principais Lady Gaga e Joaquin Pheonix e estreia hoje (3) nas telonas. Outras opções para os cinéfilos é a animação brasileira “Placa-Mãe” e a exibição prévia de “Robô Selvagem” no final de semana.

Em resumo, após os eventos do primeiro filme “Coringa”, Arthur Fleck está internado em um hospital psiquiátrico. Ele é visitado por uma psiquiatra, a dra. Harleen Quinzel, que fica fascinada por sua história. Juntos, eles exploram a mente do protagonista e os eventos que o levaram a se tornar o Coringa.

Diferente da obra de 2019, a de agora tem mais música no enredo, o que leva os fãs a acreditar que se trata de um musical. No Festival de Veneza (em que o filme foi ovacionado por 11 minutos em meio a competição pelo Leão de Ouro), a cantora Lady Gaga disse que não concordava com a afirmação.

Mais recentemente, entretanto, o diretor Todd Phillips, que também atuou na função no primeiro longa, explicou que decidiu apresentar um novo arco da história de Arthur Fleck — o Coringa — incluindo números musicais. Inclusive, esse foi o ponto de partida para a sequência, visto que o protagonista tinha a música dentro dele.

A história de quase 2 horas e 20 minutos, desenvolvida por Phillips, tem dividido a crítica especializada do mundo. Conforme levantamento do Estadão, entre as críticas negativas adjetivos como “entediante” e “monótono” se fazem presente. Já na análise positiva, a escalação de Lady Gaga e seu desenvolvimento, assim como as qualidades do design de produção, são elogiados. Por isso, a depender do gosto e expectativa de cada um, a percepção final deve ser única.

Além de Phoenix e Gaga, nomes como Zazie Beetz (“Deadpool 2”), Catherine Keener (“Quero Ser John Malkovich”), Brendan Gleeson (“Os Banshees de Inisherin”) e Jacob Lofland (“Amor Bandido”) compõem o elenco.

Animação

No mês da criança, uma animação infantil brasileira é uma das estreias da semana para os pais levarem os filhos aos cinemas. A obra intitulada “Placa-Mãe”, que tem como pano de fundo as belezas do interior mineiro, traz assuntos como tecnologia, segurança e união familiar.

Na sinopse, Nadi, uma androide com cidadania brasileira, conquista o direito de adotar duas crianças, David e Lina. No entanto, a adoção gera controvérsia quando o sensacionalista digital influencer, Asafe cria uma série de polêmicas para ganhar popularidade. Em meio à confusão, um mal-entendido leva David a fugir, temendo a separação de sua irmã Lina. Enquanto David enfrenta os perigos e desafios da cidade, Nadi, determinada a reverter a situação, embarca em uma jornada para encontrá-lo e garantir a segurança e a união da família.

A direção é de Igor Bastos, que faz sua estreia nas telonas. Entre as vozes que dão vida aos personagens, Ana Paula Schneider, Vitor Gabriel Pereira, Ana Júlia Silva Guimarães.

Pré-estreia

No final de semana, a animação com um “q” de comédia fica disponível em sala como pré-estreia. O robô conhecido como “Roz” — a unidade ROZZUM 7134 — naufraga em uma ilha desabitada, precisa aprender a se adaptar a esse novo ambiente e, pouco a pouco, vai construindo relações com animais nativos e isso inclui até a adoção de um filhotinho de um ganso. O filme é uma adaptação do livro de mesmo nome do

escritor Peter Brown.