Atualização do e-Título tem prazo
As eleições municipais acontecem amanhã (6) em todo o País. Quem vai votar deve separar a documentação necessária e verificar o local de votação com antecedência. Milhares de eleitores utilizam o e-Título para escolher seus candidatos nas urnas, porém, é preciso ficar atento e garantir que o aplicativo esteja atualizado e todos os dados do votante estejam corretos. Hoje (5) é a data limite para realizar o primeiro acesso. Não será possível acessá-lo ou atualizá-lo amanhã (6).
Para o segundo turno, se houver, só será possível fazer a atualização ou o primeiro acesso no e-Título também até a véspera da votação, no dia 26 de outubro. No dia seguinte à votação, o login volta a ser disponibilizado normalmente.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais da metade das pessoas que têm conta no e-Título precisa fazer a reativação do aplicativo se quiser usá-lo no pleito deste ano. As contas desses eleitores estão desatualizadas devido à modernização do sistema. Só no Estado de São Paulo, são mais de 12 milhões de usuários cadastrados, equivalente a 35% dos eleitores paulistas.
A publicitária Amanda Bertasso, de 21 anos, irá votar pela segunda vez utilizando o e-Título e confessa ter deixado a atualização para a última hora. “Honestamente, não é o tipo de coisa a que eu me atento muito. Mas, essa semana já reativei a plataforma”. A jovem também conta sua experiência ao usar o aplicativo: “Acho bem prático, melhor do que carregar um monte de documentos e informações para lá e para cá. Além disso, nunca tive dificuldade para acessar.”
Assim como Amanda, a técnica de enfermagem Dayane Sales Campolim, de 26 anos, irá votar com seu e-Título. “Decidi migrar para o digital para a eleição deste ano, sempre utilizei o título eleitoral físico, mas ter algo ali no meu celular é muito mais prático. Como é minha primeira vez usando, baixei o aplicativo com antecedência para evitar transtornos”, comenta.
Como atualizar o e-Título
Para utilizar o sistema, basta localizar o e-Título nas lojas de aplicativos do seu dispositivo (Google Play ou App Store) e clicar em “Atualizar”. Após esse procedimento, informe os dados pessoais e realize a conferência biométrica — para quem tem esses dados coletados pela Justiça Eleitoral. Caso a biometria do eleitor não tenha sido coletada, é preciso levar um documento com foto junto ao e-Título na hora de votar. Além disso, o órgão recomenda a atualização antecipada para evitar eventuais filas virtuais que podem comprometer a qualidade da conexão devido à quantidade de acessos simultâneos nos dias que antecedem a votação.
Documentos aceitos
Sem o título convencional ou e-Título é possível votar com carteira de identidade, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou CNH, desde que tenha foto. (Livian Regaçoni - programa de estágio)