Mais quatro anos: Manga detalha alguns dos planos

O prefeito reeleito comentou sobre a possibilidade de criar secretarias especiais

Por Thaís Marcolino

Relação com Votorantim, onde o irmão dele, Weber Manga, se elegeu prefeito, deve ser maior

A gestão Rodrigo Manga prossegue pelos próximos quatro anos em Sorocaba. Além de dar continuidade em diversos projetos iniciados nos últimos 46 meses, o prefeito filiado ao Republicanos tem o plano de colocar em ação, ainda no primeiro semestre de 2025, o funcionamento de mais Prontos Atendimentos (PA) 24h e mochila de graça para os estudantes da rede municipal. O Cruzeiro do Sul conversou com o prefeito reeleito sobre os planos para o novo exercício. Ele comentou sobre a possibilidade de criar secretarias especiais.

Os programas que buscaram revitalizar o asfalto, iluminação e a questão da drenagem de córregos e rios serão ampliados. “Também pretendo entregar ainda esse ano a clínica veterinária. Com a construção da nova rodoviária, a ideia é que a atual se torne um centro de diagnóstico”, contou.

Ainda na área da saúde, a abertura de três PAs (Vitória Régia, Vila Carvalho e Vila Haro) é uma das iniciativas a serem implantadas nos próximos anos. “A antiga policlínica vira a Clínica da Mulher e aí com a contratação da telemedicina, em que nós já estamos finalizando esse processo licitatório, a ideia é que a gente possa, de uma vez por todas, dar uma saúde digna para a população”, complementou.

Até junho de 2025 a promessa de campanha de ofertar mochila de graça, além dos uniformes, aos estudantes de escolas municipais também deve sair do papel. Já o tênis deve ficar para 2026.

Uma das vizinhas de Sorocaba é Votorantim. Por lá, Weber Manga - irmão de Rodrigo - venceu o pleito. A conquista deve trazer troca de governança entre os dois. “A ideia é levar projetos bons que deram certo em Sorocaba para Votorantim e trazer de lá para cá. Isso vai fazer com que a nossa cidade e a nossa região cresçam cada vez mais”. Entre as iniciativas está a lei de incentivos fiscais a empresas.

Secretariado

Sorocaba tem hoje 22 secretarias. Para o próximo mandato Manga não pretende “mexer em time que está ganhando”. Entretanto, novos nomes não são descartados, como Pablo Marçal (PRTB) para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. À reportagem, o prefeito afirmou a possibilidade de se dividir as pastas, criando assim secretarias especiais. A de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e a de Cidadania (Secid) são exemplos.

“Vamos criar um centro de autismo e inclusão social porque precisamos dar uma atenção especial nisso. Então, talvez ter um departamento, uma secretaria desvinculada da cidadania focada nessa questão. Ou seja, alguns temas que necessitam de uma atenção mais pontual, como a causa dos animais também, não digo em aumentar, mas pegar aquela estrutura que já existe, dividi-la e colocar uma pasta focada nesses assuntos”, explicou.

Apoio segue na Câmara

Dos 25 vereadores que passam a integrar a Câmara Municipal de Sorocaba no ano que vem, 13 são da base de Manga, composta pelos partidos Podemos, PSD, União Brasil, MDB e Republicanos (o mesmo do prefeito). O feito é visto pelo mandatário sorocabano como uma aprovação da população, sobretudo pelo número de aprovados do partido dele. “A população reelegeu do Republicanos todos os vereadores, reelegeu quase todos da nossa base, aumentou a votação desses vereadores. E a população quer isso, quer desenvolvimento, que a cidade continue crescendo, gerando emprego”, disse.

Em relação a parlamentares que não são de sua base e que, consequentemente não pensam igual, Manga não vê problemas. “Vou continuar com esse mesmo posicionamento de respeito com cada vereador, vereadora, mesmo aqueles que não concordam ideologicamente conosco. Terão o nosso respeito e podem discordar”.