Governo reforça campanha de prevenção ao câncer de mama
O Governo de São Paulo iniciou uma campanha para reforçar a conscientização sobre o Outubro Rosa a respeito do câncer de mama e da importância da realização da mamografia e do cuidado com a saúde da mulher. Entre janeiro e julho deste ano, foram realizadas 761.995 mamografias em todo o Estado de São Paulo. O exame é a principal ferramenta para a detecção precoce da doença.
As mulheres paulistas com idades entre 50 e 69 anos que nunca realizaram mamografia ou fizeram há mais de dois anos podem marcar seus exames sem a necessidade de pedido médico, gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde. Neste caso, basta apresentar um documento com foto e o cartão SUS.
Para realizar o agendamento da mamografia, basta ligar para o número 0800 779 0000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. A consulta é marcada via Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (Cross).
O programa “Mulheres de Peito” também está disponível no app e no portal do Poupatempo, auxiliando no agendamento de mamografias e direcionando as ligações para o telefone 0800-779-0000.
O governador Tarcísio de Freitas participou na quarta-feira (9), no Hospital da Mulher, na capital, do lançamento oficial da campanha Outubro Rosa, com o Dia D de prevenção e combate ao câncer de mama. A iniciativa reúne uma série de ações e serviços estaduais nas cidades paulistas voltados a sensibilizar as mulheres sobre os cuidados com a saúde e os direitos de quem enfrenta a doença.
“Quantas pessoas são acometidas por câncer de mama porque não fazem uma mamografia ou são acometidas por um câncer de colo de útero porque não fazem um preventivo, porque não tomaram uma vacina do HPV. Nós temos de investir realmente nessa prevenção. Não podemos deixar para a última hora”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas. (Da Redação, com informações da Agência SP)