Projeto "obriga" autoridades a ser atendidas no SUS

Assim, fica vedado a contratação de planos de saúde privados para vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários municipais

Por Cruzeiro do Sul

Programa do SUS contribui para redução de mortalidade por sepse

O vereador Dylan Dantas (PL) protocolou na Câmara de Sorocaba um projeto de lei que veda a contratação de planos de saúde privados para vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários municipais durante o exercício de seus mandatos ou funções. Neste cenário proposto pelo vereador, o atendimento seria exclusivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o autor, “a medida busca aproximar esses agentes políticos da realidade enfrentada pela população, que frequentemente sofre com longas filas, falta de médicos e precariedade no atendimento”. Além disso, segundo Dantas, também busca incentivar melhorias no SUS.

O projeto é exclusivo para os cargos citados, não se estendendo aos seus familiares ou dependentes. Somente em situações de urgência, caso não haja estrutura pública disponível para atendimento imediato, a procura por instituições privadas de saúde seria permitida, conforme o projeto. (Da Redação)