Carros elétricos avançam nas vias de Sorocaba

Venda de veículos movidos à energia elétrica ou híbridos cresceu 40% na cidade em um ano

Por Cruzeiro do Sul

Custo de abastecimento seria menor do que carros a combustão convencionais

O mercado de veículos elétricos e híbridos vem ganhando força, refletindo uma tendência global de busca por alternativas mais sustentáveis de mobilidade e isso se reflete nas ruas de Sorocaba. Dados fornecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) mostra que em setembro de 2023 a cidade contabilizava 1.383 de veículos nessas categorias, um aumento expressivo de 42% em relação ao mesmo período de 2022, quando havia 810 veículos registrados. O ano de 2024 apresentou dados significativamente altos, pois Sorocaba tinha 2.476 carros dessa categoria em setembro.

Essa evolução acompanha um cenário mais amplo de crescimento no Estado de São Paulo, que em setembro de 2022 contava com 42.264 veículos registrados, das categorias: elétrico fonte externa; elétrico fonte interna; elétrico; gasolina, álcool e elétrico; gasolina e elétrico; híbrido plug in; híbrido, diesel e elétrico. Em 2023 havia 72.657 desses veículos (alta de 71% em relação a 2022) e 129.425 em 2024 (alta de 78% ante 2023).

Produção local

Um fator que impulsiona a demanda por veículos híbridos em Sorocaba é a produção local. A Toyota, que possui uma planta na cidade, é responsável pela fabricação do Corolla Cross Híbrido, um dos modelos mais vendidos da marca nessa categoria no Brasil. Além disso, há expectativas que a fábrica comece a produzir um novo SUV compacto híbrido em breve, o que pode aumentar ainda mais a oferta de modelos híbridos acessíveis.

Apesar de a cidade ainda ter menos automóveis elétricos ou híbridos do que os convencionais circulando pelas ruas, a tendência é de avanço desses tipos de veículos. Modelos e marcas diversas, muitos deles importados e fabricados na China, são vistos nas principais avenidas da cidade.

Desde 2021, a Toyota é responsável pela produção do primeiro SUV híbrido flex do mercado nacional, nas suas versões. O modelo tem versões a combustão e híbrida flex. A unidade de Sorocaba produziu 32.035 veículos equipados com a tecnologia híbrida flex. Além disso, atualmente a Toyota produz dois modelos com a tecnologia híbrida flex (também o Corolla) e já anunciou a produção de um terceiro modelo compacto híbrido flex para 2024.

Vendas e perspectivas

De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a entidade que representa os concessionários de veículos, as vendas de elétricos, híbridos e híbridos plug-in, em Sorocaba, seguem uma tendência de crescimento constante. Conforme a Fenabrave, houve um impulso na venda desses carros: em 2023 foram 421 veículos desta categoria. Em 2024 foram 820 carros comercializados. A diferença entre números do Detran-SP e Fenabrave pode ser devido a venda de veículos por concessionárias em outras cidades, mas que são emplacados em Sorocaba.

Concessionárias que operam na cidade apontam um aumento no interesse por veículos dessas categorias, com ênfase nos elétricos. Segundo alguns representantes, a expectativa é que o mercado local cresça ainda mais nos próximos anos, especialmente à medida que a infraestrutura de carregadores se expanda e os incentivos governamentais se tornem acessíveis.

A procura, como aponta os dados da Fenabrave, tem aumentado nos últimos anos. Outro fator que favorece esse aumento são as vantagens econômicas. Custo menor com uso da eletricidade e a manutenção são alguns dos benefícios, aponta o Detran-SP. O custo de manutenção pode ser até cinco vezes menor do que um carro convencional e o custo do quilômetro rodado pode chegar a ser quatro vezes menor.

Desconto no IPVA

Donos de carros elétricos ou movidos a hidrogênio podem ter desconto sobre o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2024 na capital paulista. Promovido pela Prefeitura de São Paulo para melhorar a qualidade do ar, proteger o meio ambiente e amenizar os efeitos das mudanças climáticas, o incentivo tributário é destinado proprietário de veículo nessa classificação no município de São Paulo.

O dinheiro do benefício pode ser usado para desconto no IPTU ou ser recebido em conta bancária. Quanto maior o preço do veículo, maior o reembolso, cujo teto é de 103 Ufesps, que em 2024 equivale a R$ 3.528,78.

Para ter esse benefício, o munícipe deverá fazer a solicitação no portal 156, onde poderá optar por receber o crédito em conta corrente ou abater o valor do IPTU.

O valor a ser restituído é a quota-parte disponível do IPVA pertencente ao município, descontado o percentual destinado ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Para ter direito, o veículo deverá estar cadastrado no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) com o código que indique uso de eletricidade ou gás hidrogênio como combustível, de forma exclusiva ou em associação com outros combustíveis.

Nos últimos cinco anos, a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente recebeu 5.562 solicitações para o recebimento da quota-parte na cidade de São Paulo. (João Frizo
programa de estágio)