Credencial para estacionamento exclusivo passa a ser digital
Nova versão será feita pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT)
A credencial de estacionamento exclusivo, destinada a idosos com idade acima dos 60 anos e para pessoas com deficiência (PCDs), passa a ter a opção digital a partir desta última sexta-feira (25), em todo o território brasileiro. A solicitação deve ser feita pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). A fiscalização continua sendo feita pelos agentes de trânsito por meio do sistema interno, onde é possível verificar a placa ou QR Code vinculados à permissão.
Segundo o Ministério dos Transportes, a versão digital deverá beneficiar cerca de 19,4 milhões de pessoas, sendo 16 milhões acima de 60 anos e 3,4 milhões de PCDs cadastrados na base do registro de referência da Pessoa com Deficiência.
O prazo de validade da autorização, no caso de idosos, era de até 5 anos; agora torna-se vitalícia. Para os PCDs, a permissão fica disponível pelo período em que o deficiente estiver cadastrado no sistema.
A credencial digital não anula a versão física; portanto, é possível emitir a versão impressa no Portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Os interessados na utilização digital devem vincular a permissão a apenas um único veículo por vez, sendo possível a alteração no momento que for necessário.
Nos casos em que a autorização não corresponder ao automóvel que se encontrar estacionado em local reservado, o condutor será sujeito a multa, considerada infração gravíssima, no valor de R$ 293,47, e acréscimo de 7 pontos à Carteira Nacional de Habilitação, além da remoção do veículo. (Da Redação)