Toyota inaugura novo centro logístico de peças em Sorocaba
O objetivo é suportar o crescimento da produção e exportação da empresa, impulsionado pelo recente investimento de R$ 11 bilhões até 2030
A montadora japonesa Toyota inaugurou na manhã desta segunda-feira (4) um novo centro logístico de peças em Sorocaba -- unidade que contará com 240 funcionários. Desse número, 200 colaboradores foram transferidos e 40 contratados. O complexo conta com 55.000 metros quadrados, um crescimento de 66% em relação a área anterior. Com o novo local, o atual centro de distribuição da Toyota, localizado a 7 quilômetros da fábrica de Sorocaba, será desativado.
Para a instalação, foram aplicados R$ 160 milhões, que faz parte do investimento de R$ 11 bilhões, anunciado em março deste ano. Na última quinta-feira (31), a toyota lançou a pedra fundamental da sua segunda fábrica em Sorocaba. Com um terreno de 400 mil metros quadrados, a fábrica será uma das maiores terraplanagens em execução do Estado de São Paulo.
Para a inauguração do novo centro logístico ocorreu uma cerimônia, iniciada por volta das 9h30. O evento contou com a presença de Rafael Chang, CEO da Toyota para América Latina e Caribe, José Ricardo Gomes, Diretor Comercial da Toyota do Brasil, Shuichi Hirata, gerente geral de operações de peças da Toyota do Japão, Roberto Braun, diretor de comunicação e presidente da Fundação Toyota e outros representantes. O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) não participou da cerimônia, mas foi representado pela primeira-dama Sirlange Maganhato, que esteve ao lado de outras autoridades. Funcionários do novo centro logístico de peças também estiveram presentes na comemoração.
Responsável pelo abastecimento de 23 países da América Latina, o novo centro logístico de peças tem o objetivo de suportar o crescimento da produção e exportação da Toyota, impulsionado pelo recente investimento de R$ 11 bilhões até 2030, que permitirá um aumento da capacidade de produção de veículos e motores, além do lançamento de novos modelos híbridos flex – tecnologia introduzida pela Toyota em 2019 com o Corolla sedã.
O local possui dois andares e tem capacidade para armazenar tanto peças mais compactas como as grandes. Para realizar o trabalho com as peças maiores, os funcionários utilizam o chamado “Karakuri”, um sistema mecânico, sem a utilização de energia. Dessa forma, o funcionário passa com o veículo pelas rampas para fazer o carregamento e descarregamento do material utilizando um mecanismo de inclinação.
“Para a movimentação de peças e armazenamento vertical nós utilizamos as empregadeiras elétricas, para a movimentação de peças grandes e pesadas é o Karakuri e para o transporte de peças pequenas para o segundo piso utilizamos as nossas esteiras automatizadas elétricas”, explicou Humberto Ribeiro da Silva, gerente do centro logístico de peças.
Segundo José Ricardo Gomes, diretor comercial da Toyota do Brasil, a taxa de entregas de peças da empresa de maneira imediata é de 97,5% e as entregas são realizada em até 24 horas no Estado de São Paulo. A ideia é manter a dinâmica com a nova instalação. “A gente foca no melhor atendimento aos nossos consumidores em termos de excelência no pós-venda. Temos um pós-venda muito reconhecido aqui no Brasil e a primamos por isso. A gente acredita que a Toyota conquista os consumidores, mas eu acho que o mais importante é fidelizá-los e mantê-los na marca”.
Outro compromisso, segundo a empresa, é em relação a sustentabilidade. O centro utiliza energia 100% renovável, iluminação natural em grande parte do prédio, lâmpadas em LED e sistema de ventilação natural para reduzir o consumo. Além disso, a água de chuva é reutilizada para os banheiros e processos de limpeza. A unidade também deve fortalecer parceria com a comunidade local e estimular o desenvolvimento econômico da região.