Mais de 100 mil eleitores precisam regularizar situação em Sorocaba
Prazo para justificar a ausência nas eleições deste ano vai até dia 5 de dezembro
A abstenção nas eleições deste ano em Sorocaba atingiu 25,74%, resultando em 135.854 eleitores que não compareceram às urnas. Até a sexta-feira, 1º de novembro, 21.392 justificativas haviam sido apresentadas, restando 113.922 eleitores que precisam regularizar sua ausência até o dia 5 de dezembro. Esse número representa um aumento de 46% em relação às eleições municipais de 2020, quando a abstenção foi de 18,10%. O índice local também supera o percentual do Estado de São Paulo, que registrou 25,3%, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo o juiz eleitoral José Elias Themer, o desinteresse pode estar relacionado a frequentes denúncias envolvendo a política em diversas esferas. “Isso abala a credibilidade das instituições e das pessoas que nelas atuam, o que acaba resvalando nas eleições municipais”, afirma. Ele reforça a importância de ir às urnas, pois o eleitor tem o poder de escolher quem vai governar por ele e por toda a população. “O voto precisa ser visto como um instrumento de mudança. Nós podemos melhorar o Brasil participando da vida política. Não basta comparecer à eleição; depois, é preciso acompanhar as ações dos eleitos e cobrá-los.”
Uma moradora da zona norte de Sorocaba, que prefere não se identificar, diz que não foi votar nessa eleição porque mudou recentemente para a cidade: “Assim que possível, farei a justificativa, pois sei que existem restrições envolvendo até mesmo o passaporte, e não quero ter problemas”, afirma.
João Lima, chefe da 343ª Zona Eleitoral de Sorocaba, destaca que, para justificar a ausência, os eleitores devem anexar documentos que comprovem seus motivos. “Entre os motivos mais comuns estão ausência do domicílio eleitoral; problemas de saúde, que exigem a apresentação de atestado médico e estar fora do País.” Aqueles que não apresentarem a justificativa estarão em débito com a Justiça Eleitoral, o que pode resultar em diversas penalidades. “Entre as consequências estão a impossibilidade de obter passaporte, de participar de concursos públicos, de renovar a matrícula em instituições de ensino público e de assumir cargos em instituições públicas. Além disso, o eleitor que faltar e não justificar a ausência em três eleições consecutivas poderá ter seu título de eleitor cancelado”, afirma Lima. O cancelamento do título implica a perda do direito de votar e de ser votado, além de acarretar restrições na vida civil.
A justificativa deve ser feita dentro de 60 dias após a eleição. A multa para o eleitor que não justificar sua ausência nas eleições é de R$ 3,51, podendo ser paga de forma simples pelo aplicativo e-Título ou pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Após o pagamento, a informação é automaticamente enviada à Justiça Eleitoral, regularizando a situação do eleitor. O cartório eleitoral de Sorocaba fica na praça da Maçonaria, no bairro do Mangal. (Fernanda Marques)