Novembro Azul: campanha reforça a importância da prevenção ao câncer de próstata

Um homem morre a cada 38 minutos por câncer de próstata, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer

Por Cruzeiro do Sul

Atividades educativas buscam orientar os homens sobre os cuidados necessários; ações são realizadas nas UBSs

Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre a saúde do homem, com foco especial na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), essa doença é o segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, e representa cerca de 30% dos casos oncológicos masculinos. A cada 38 minutos, um homem morre no País devido ao câncer de próstata, ressaltando a necessidade de ações de conscientização.

Segundo o médico urologista Eric Martinez Lino, o câncer de próstata, em seus estágios iniciais, geralmente não apresenta sintomas, o que torna fundamental a realização de exames periódicos. “O exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico) é um dos métodos iniciais, mas o toque retal é indispensável para homens a partir dos 50 anos e, para aqueles com histórico familiar, a partir dos 45”, explica. Ele ainda destaca que a adoção de hábitos saudáveis pode reduzir o risco. “Sedentarismo e obesidade são fatores que aumentam as chances de desenvolver tanto o câncer quanto outras condições benignas da próstata. Uma alimentação equilibrada e atividades físicas são essenciais para a prevenção.”

O tratamento do câncer de próstata também evoluiu, oferecendo métodos menos invasivos, como a cirurgia robótica e novas terapias de radiação, que melhoram a recuperação dos pacientes. Ainda de acordo com o especialista, “esses avanços têm permitido um tratamento mais eficaz e com menores complicações.”

Campanha da Perseverança III: educação e prevenção para a comunidade

A Perseverança III, em Sorocaba, está promovendo uma campanha voltada à prevenção do câncer de próstata em parceria com instituições educacionais. A iniciativa, denominada “Perseverança na Luta Contra o Câncer”, leva informações sobre a doença para estudantes do SESI de Votorantim e da Escola Estadual Sara Salvestre, localizada na zona norte de Sorocaba.

Pedrinho Souza, presidente da Perseverança III, destaca a importância de educar os jovens para que se tornem multiplicadores de conhecimento. “Nossa intenção é que os estudantes levem essas informações para casa, compartilhando com seus familiares e amigos. Quanto mais cedo o câncer é detectado, maiores são as chances de cura, chegando a 95% em casos diagnosticados precocemente”, ressaltou.

A campanha conta com o apoio da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul, e da Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, mantenedora da rádio Cruzeiro FM 92,3, que ajudam na divulgação. Em uma das ações, os médicos Max Strasser, radio-oncologista, e Giuseppe Dibb, urologista, participaram de uma conversa sobre o câncer de próstata, abordando desde a importância dos exames regulares até o impacto do estilo de vida na prevenção da doença.

Dibb destacou que o preconceito em torno do exame de toque retal ainda é um desafio, mas tem diminuído. “Cuidar da saúde é um ato de responsabilidade. O exame é rápido, leva apenas alguns segundos e não afeta a masculinidade”, afirmou. Já Strasser lembrou que a prevenção está intimamente ligada ao estilo de vida e frisou a importância de evitar hábitos prejudiciais, como o consumo excessivo de álcool e o tabagismo. “A saúde é o bem mais precioso que temos, e cuidar dela é essencial”, finalizou. 

Ações do Novembro Azul em UBSs

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), organiza uma programação especial do Novembro Azul nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Durante todo o mês, as UBSs estarão decoradas com cartazes informativos, além de oferecerem atividades específicas voltadas à saúde masculina.

Homens a partir dos 40 anos com histórico familiar da doença são orientados a procurar atendimento preventivo anualmente. Já aqueles sem sintomas ou casos na família devem iniciar o acompanhamento aos 50 anos. (Fernanda Marques)

 

Entre as ações programadas, destacam-se:

USF Cajuru: Palestra sobre prevenção, na sexta-feira (8), às 10h.

UBS Angélica: Atendimento médico e odontológico, corte de cabelo e café da manhã, no sábado (9), das 8h às 12h.

UBS Barão: Busca ativa de homens acima de 45 anos e coleta de exames laboratoriais, entre os dias 11 e 29, das 17h às 20h.

UBS Brigadeiro Tobias: Palestra e verificação de pressão arterial e glicemia, no sábado (30), das 7h às 13h.

UBS Vitória Régia: Roda de conversa, no sábado (16), às 14h.