Moradores relatam drama e preocupação
Moradores de pelo menos 12 bairros de Sorocaba tiveram as residências invadidas pela água. Segundo a prefeitura, oito famílias, totalizando 23 pessoas e dois cachorros, foram atendidas na Secretaria da Cidadania (Secid). Após a triagem, eles seriam encaminhados a hotéis.
Um dos bairros mais atingidos foi o Vitória Régia 2. Um trecho da rua Adolpho Goldman ficou inundado e quem sofreu foram os moradores. Ao perceber a chegada da chuva, a família de Isaura Aparecida Maciel Fernandes, de 51 anos, ergueu os móveis que conseguiu. No entanto, não foi possível salvar tudo. A mesma coisa se repete todos os anos, diz ela. “Eu já perdi sofá, estante, colchão e dessa vez vai ser a mesma coisa, porque não temos condições de erguer tudo”.
O mesmo problema ocorreu em outras casas da rua. O Cruzeiro do Sul esteve nesse ponto da cidade ontem (8) por volta das 13h. Naquele momento, a reportagem encontrou uma equipe do plano de contingência da prefeitura no local. Segundo a equipe, uma grávida de 32 semanas aceitou sair da residência e foi levada para um hotel da cidade. Uma idosa e outra grávida também receberam ajuda. Alguns moradores foram para casas de familiares e outros preferiram permanecer nos próprios imóveis. Para eles, alimentos prontos seriam enviados.
Mais alagamentos foram registrados em torno do Parque das Águas, nas ruas Maria do Carmo Mendes, João Mendes Gomes e Antônio Gomes. Cláudia Silva, de 40 anos, disse que ficou várias horas sem poder voltar para a casa. “1h30, 2h, subiu tudo aqui. O prefeito passou aqui bem antes. Ficamos a madrugada toda aqui na rua”, disse, ao lado dos filhos.
Outro ponto afetado foi a rua Ingrácia Angrisani Gomes. Há cerca de três semanas, em 25 de outubro, a reportagem conversou com os moradores dessa região e eles estavam aliviados, pois teve alagamento na rua, mas a água não atingiu as casas. Dessa vez, a situação foi diferente. “O certo era o prefeito pagar e tirar essa turma daqui, deixar todo mundo fora das águas”, disse o aposentado Elias Queiroz de Freitas, dono de uma das casas atingidas.
No Jardim Faculdade, zona sul de Sorocaba, a água baixou e os moradores limparam os cômodos e quintais durante a manhã de ontem (8). Fernando Saraiva, síndico de um prédio, contratou uma empresa para higienizar o local. Além dos danos materiais, a garagem do imóvel ficou cheia de baratas.
Na rua Antônio de Andrade, Fernando Vieira, de 67 anos, e seu irmão, instalaram uma comporta para bloquear a água. Dessa vez, o equipamento ajudou, mas não foi o suficiente. “Isso está acontecendo no mundo inteiro. Sempre aconteceu, só que agora está acontecendo com mais frequência e com mais intensidade. A mudança climática está prejudicando o mundo inteiro”, disse o morador.
Casas do Cidadão
As Casas do Cidadão ficarão abertas 24 horas neste final de semana para acolher famílias que precisam de algum tipo de apoio. A pasta solicita, ao acolher as famílias, fotos do imóvel, documentos pessoais e a assinatura de um termo de declaração e compromisso no ato da solicitação de acolhimento. (Vanessa Ferranti)