Araçoiaba da Serra, na RMS, contabiliza danos

Por Cruzeiro do Sul

Acúmulo de água derrubou parede de casa no Jardim Salete

A chuva intensa provocou buraco profundo na rodovia Vereador João Antônio Nunes (SP-268), em Araçoiaba da Serra, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). A tempestade que atingiu a cidade na madrugada de quinta-feira (7), com um volume de 160 milímetros, danificou a pavimentação na rodovia que liga o município a Capela do Alto. A chuva também derrubou uma parede da residência de Thais Souza, no bairro Salete.

Equipe do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) foram ao local para fazer a manutenção da via. Segundo o DER, “foram concluídos, nesta sexta-feira (8), serviços de reparos no trecho localizado no km 122,8 da SP-268, entre Araçoiaba da Serra e Capela do Alto”, informou, em nota enviada ao Cruzeiro do Sul.

No Jardim Salete, o temporal trouxe transtornos para os moradores, expondo problemas de infraestrutura. A moradora e aposentada Thais Souza relatou o colapso do muro de sua casa devido ao acúmulo de água, que afetou não apenas sua propriedade, mas também a dos vizinhos.

De acordo com Thais, o problema começou quando a casa do vizinho acumulou uma quantidade excessiva de água da chuva, que acabou transbordando e rompendo uma parede, inundando também sua propriedade. “Inundou meu terreno e, com isso, o muro do vizinho do outro lado também caiu, pois encheu demais. Isso tudo acontece por causa das águas da rua, que não estão sendo drenadas corretamente”, reclamou.

O muro ficou destruído e escombros espalhados, enquanto a área ao redor permanecia alagada ontem de manhã. A falta de infraestrutura para escoamento adequado das águas pluviais parece ser uma das principais causas do problema. Moradores apontam que, com a falta de manutenção e de um sistema de drenagem eficiente, as ruas do bairro acabam acumulando água, que, sem saída, busca vazão para os terrenos residenciais.

A Prefeitura de Araçoiaba informou que um volume de água sem precedentes atingiu a cidade na madrugada de ontem. “Foram 160 milímetros.” No total, 25 residências foram atingidas, mas até ontem não havia pessoas desalojadas ou desabrigadas. Os bairros mais afetados foram Jardim Salete, Portal Araçoiaba, Bosques dos Eucaliptos, Monte Bianco, Monte Líbano, Maria da Glória e Centro.

“As equipes vêm trabalhando em regime de plantão, por meio de uma força-tarefa determinada pelo prefeito Dr. Quevedo, já no dia 18 de outubro, com ações preventivas e mobilizações de resgate, integrando em especial a Defesa Civil, Secretarias de Serviços Públicos, de Desenvolvimento Social e Obras. (João Frizo - programa de estágio)

 

 

Rms