Segundo dia do Enem é o mais difícil
Milhões de estudantes brasileiros que almejam cursar uma faculdade participaram, no domingo (10), do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os inscritos testaram os conhecimentos em 90 questões de múltipla escolha de ciências da natureza (química, física e biologia) e de matemática. Em Sorocaba, os estudantes avaliaram o segundo dia do Enem como o mais difícil e desafiador.
A estudante Nicole Lima, de 18 anos, chegou cedo à Faculdade Anhanguera para a prova. Essa é a terceira edição do Enem, do qual ela participa. “Confesso que a segunda é sempre mais difícil e desafiadora, requer mais atenção e raciocínio. Sonho em ser aprovada para estudar medicina e persisto nisso”, comenta Nicole.
Sofia Miho, de 18 anos, almeja estudar economia. “Essa é a terceira edição do Enem do qual participo. Apesar de todo o meu conhecimento e estudo, na segunda prova, tem de ter raciocínio rápido”, explica.
A estudante Yasmim Borges, de 16 anos, participa pela primeira vez da prova do Enem. Ela se inscreveu como treineira, a fim de avaliar seus conhecimentos e preparar-se para o futuro. “Apesar de treineira, estou confiante, meus professores me prepararam para essa prova e almejo o curso de medicina.”
Chegada e resultado
Muita gente preferiu chegar cedo para evitar surpresas e se concentrar na prova. Na Universidade Paulista (Unip) em Sorocaba, poucos alunos chegaram em cima da hora. Os portões foram fechados às 13h. Estudantes universitários receberam os candidatos para a prova do Enem com cartazes de motivação e pedidos de buzina.
O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado até o dia 20 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Já o resultado final será conhecido em 13 de janeiro de 2025. (Gabrielle Camargo Pustiglione)