Operação Ferro-Velho interdita dois estabelecimentos na Vila Jardini

Um deles foi multado e interditado devido à falta da licença e o outro teve que encerrar as atividades devido ao mesmo problema

Por Da Redação

Em 2024, até o momento, 155 pontos foram fiscalizados, sendo emitidos cerca de 80 autos de infração, entre multas e notificações, e 14 interdições

Dois estabelecimentos irregulares foram interditados pela Prefeitura de Sorocaba durante “Operação Ferro-Velho” nesta quarta-feira (13), na Vila Jardini, zona oeste da cidade. Moradores da região afirmaram, em reportagem ao Cruzeiro do Sul publicada ontem (12), que pessoas em situação de rua invadiam casas na Vila Jardini devido aos ferros-velhos clandestinos.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, um estabelecimento foi multado e interditado devido à falta da licença. Da mesma forma, outro comércio no bairro também teve que encerrar as atividades, por não ter licença, o que gerou multa, assim como por não ter sistema de videomonitoramento, o que é uma obrigatoriedade prevista em lei.

Somente em 2023, 183 ferros-velhos foram fiscalizados durante operações semelhantes, em todas as regiões da cidade. Desses, 79 foram notificados, 51 multados, três interditados temporariamente e um de maneira definitiva. Em 2024, até o momento, 155 pontos foram fiscalizados, sendo emitidos cerca de 80 autos de infração, entre multas e notificações, e 14 interdições.

A iniciativa contou com a atuação integrada do Setor de Fiscalização de Posturas, da Secretaria Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan), e da Guarda Civil Municipal (GCM) e foram vistoriados três pontos, sendo quem um deles, no Jardim dos Estados, estava fechado no momento da ação.

O contato da população para denúncias pode ser feito pelo portal da Prefeitura de Sorocaba: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento (24 horas), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo WhatsApp: (15) 99129-2426 ou pelo telefone 156 (Ouvidoria Geral do Município); ou, ainda, pelos telefones 153 (GCM) e 190 (Polícia Militar). (Da Redação com informações da Prefeitura de Sorocaba)