Novas unidades do Bom Prato ficam sem confirmação
Foram prometidos, em 2023, dois novos restaurantes populares
A abertura de duas novas unidades do programa Bom Prato em Sorocaba, como anunciado anteriormente, está até agora sem confirmação. Atualmente há uma unidade na cidade, no Jardim Vergueiro. Em setembro de 2021, a Prefeitura de Sorocaba anunciou o segundo restaurante, sem estipular data. Depois, durante visita a Sorocaba em dezembro, o governador do Estado de São Paulo em exercício à época, Rodrigo Garcia (então no PSDB), disse que a segunda unidade seria móvel. Segundo disse ele na ocasião, começaria a funcionar no início de 2022, mas isso não aconteceu.
Em abril de 2023, o deputado estadual Vitão do Cachorrão (Republicanos) divulgou a instalação de não apenas um, mas dois novos restaurantes na cidade. Conforme informou o parlamentar na oportunidade, um deles deveria ser implementado na região da Santa Casa, no Além Ponte, e outro na zona norte.
Um mês depois, Vitão reforçou a informação, após se reunir com o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento, para tratar dos endereços das unidades. Em dezembro do mesmo ano, a prefeitura confirmou a abertura de outro Bom Prato fixo perto do hospital e de um móvel na região norte.
De acordo com o Executivo, para suprir a demanda dos dois novos estabelecimentos, uma cozinha central de abastecimento também seria construída em um terreno na avenida Ipanema, número 5.800. Inclusive, a Câmara aprovou, em novembro do ano passado, a concessão dessa área pública municipal à Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) de São Paulo.
Em desdobramento à mesma questão, o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) se encontrou com o governador Tarcísio de Freitas, do mesmo partido, no dia 6 de novembro. Segundo a assessoria do chefe do Executivo, o Bom Prato foi um dos temas tratados no encontro. Vitão do Cachorrão também disse ter tratado do mesmo assunto em um jantar com o governador na última segunda-feira (11).
Porém, apesar de idas e vindas, não se sabe até agora se e quando as unidades serão abertas.
Em nota, a Prefeitura de Sorocaba informou que a Seds comunicou o município sobre a impossibilidade da implantação do segundo Bom Prato devido à inexistência de previsão orçamentária. Ainda segundo o comunicado, o Executivo mantém as tratativas com o Estado para concretizar o plano e segue acompanhando os trâmites.
A Seds considerou que a definição sobre a necessidade e a viabilidade da instalação de um restaurante Bom Prato é feita com base “em estudos técnicos, considerando critérios socioeconômicos e populacionais”. De acordo com a pasta, até o final do ano, não há previsão de abertura de novas unidades.
A reportagem entrou em contato ontem (13) com a assessoria do deputado Vitão, mas não obteve retorno. (Vinicius Camargo)