Idosa aguarda cirurgia no ombro há quase dois anos

Por Gabrielle Camargo Pustiglione

Leonilda diz que está perdendo movimentos do braço

 

Leonilda do Nascimento, atualmente com 79 anos, esteve no Hospital Regional de Sorocaba em 13 de fevereiro de 2023 sofrendo dores, resultados de exames nas mãos e a esperança de uma solução para seu problema no ombro. A idosa foi encaminhada para a fila de cirurgia e até hoje aguarda ser chamada para o procedimento.

Sem solução por enquanto, ela diz que está perdendo os movimentos do braço, não tem condições de pagar consulta e cirurgia particular e não pode mais realizar as tarefas de casa. A ajuda dela vem do marido, que tem 83 anos e usa muletas. Leonilda depende desse auxílio para lavar louça, arrumar a cama e outras tarefas domésticas. Ela conta que não consegue mais pintar e fazer artesanato que tanto gostava.

A reportagem do jornal Cruzeiro do Sul esteve na casa de Leonilda. Ela apresentou todos os exames, pedido de cirurgia, medicamentos que usa diariamente e que retira em uma Unidade Básica de Saúde de Sorocaba e sua paixão pela arte. Logo na entrada da casa há uma parede colorida toda pintada por Leonilda.

“Sempre gostei de pintar, sou apaixonada pela arte, tudo que tenho em casa relacionado à arte eu que fiz. Atualmente mal posso lavar louça, dói demais. Não consigo movimentar o braço, eu e meu marido já buscamos todas as formas, preciso fazer essa cirurgia com urgência, não temos mais recursos. Ainda tenho problema no quadril que já fiz cirurgia e conto com a Prefeitura de Sorocaba para os medicamentos e sessões de acupuntura. Nosso gasto com saúde é alto, já pensamos até em vender nossa casa para suprir os problemas de saúde”, conta Leonilda, emocionada.

Por não receber contato para o agendamento da cirurgia, Leonilda recorreu ao Cruzeiro. A assessoria do Hospital Regional de Sorocaba Dr. Adib Domingos Jatene informou, por nota, que entrará em contato com a paciente para agendamento de retorno e reavaliação clínica nos próximos dias. A assessoria do hospital também comunicou que ela está inserida no Cadastro de Demanda por Recursos para procedimento cirúrgico eletivo de ombro, mas não deu previsão de data para a cirurgia. (Gabrielle Camargo Pustiglione)