Sorocaba formará mecânicos de aeronaves

A partir de 2025, a Fatec inicia o curso superior e público, com bolsa integral de estudo, para formação da mão de obra

Por Beatriz Falcão

Com três anos de duração, as disciplinas são predominantemente práticas

A Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec), campus Sorocaba, abre portas para mais um curso: manutenção de aeronaves. Embora na cidade existam outras formações voltadas para a aeronáutica, esse será o primeiro curso de ensino superior e público, isto é, com bolsa integral de estudo. A primeira turma está prevista para o início de fevereiro de 2025.

Com três anos de duração, o curso de tecnólogo é dividido em seis semestres. Segundo o professor Antônio Garcia Netto, membro da comissão responsável pela organização do novo curso, as disciplinas são predominantemente práticas, começando logo nos primeiros seis meses.

“Claro, no primeiro e no segundo semestres temos componentes curriculares mais básicos, como cálculo, física, eletricidade, termodinâmica, que é muito importante no mundo aeronáutico. Também prezamos muito pelo inglês, a língua universal no mercado e todos os manuais, então, serão quatro módulos”, relata o docente. “Porém, desde o começo, eles terão contato com peças de avião. Acredito que, durante esses três anos, usaremos ao menos 30 laboratórios, inclusive um no próprio aeroporto”.

Dessa forma, Netto analisa um cenário muito benéfico e próspero para o município, ainda mais com a expectativa de internacionalização do Aeroporto Estadual de Sorocaba - Bertram Luiz Leupolz. “Na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) são mais de 50 empresas que atuam, de alguma forma, com o mundo aeronáutico e falta mão de obra. Isso é um dos nossos maiores desafios. Você conhece um mecânico de automóvel? Sim, eu posso citar vários, mas e um mecânico de aeronave? Nós não conhecemos!”

Para o vice-diretor e presidente da comissão, Ricardo José Orsi de Sanctis, além de profissionais qualificados, a formação poderá elevar o nome de Sorocaba entre as demais cidades, bem como movimentar o setor econômico. “A partir do momento que a cidade tiver mais mão de obra qualificada, nós vamos estar atraindo mais empresas do setor para cá. Consequentemente, essas empresas vão gerar mais empregos.”

A ampla possibilidade de atuação também é citada pelos dois docentes envolvidos no curso. Segundo Netto, somente na área de manutenção existem quatro categorias: o profissional responsável por averiguar o avião antes da decolagem; o inspetor encarregado de uma checagem mais completa, essa feita em um galpão no próprio aeroporto; o mecânico que faz as revisões programadas; e, por fim, o mecânico incumbido de desmontar e montar o veículo aéreo.

“Inclusive, o primeiro curso da Fatec surgiu para atender a demanda de mão de obra da Estrada de Ferro Sorocabana. Portanto, começamos com ferrovia, passamos para rodovia e, agora, estamos alcançando o ar”, reflete o professor.

Apesar de essa ser a primeira turma, a formação em manutenção de aeronaves já faz parte da lista de cursos da Fatec de São José dos Campos há 15 anos, aproximadamente. A experiência, portanto, serve de molde para as aulas em Sorocaba. As inscrições para o vestibular, por sua vez, estão abertas até o dia 12 de dezembro, no site da faculdade.