Chegada de frente fria traz chuva a Sorocaba

Umidade vinda da Amazônia também colabora com a mudança no tempo

Por Cruzeiro do Sul

Temporais isolados com rajadas de vento aumentam risco de enxurradas, alagamentos e queda de árvores

A chegada de uma frente fria combinada com a umidade vinda da Amazônia intensifica as chuvas em Sorocaba e outras regiões do Estado de São Paulo.

Nas últimas horas, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou 8,23 milímetros de chuva na região do Cerrado, ontem (28), enquanto outras áreas da cidade ainda permaneciam sem precipitação.

Segundo a Defesa Civil do Estado, o fenômeno deverá causar temporais isolados com rajadas de vento, aumentando o risco de enxurradas, alagamentos e queda de árvores.

Chuva acima da média

Sorocaba já ultrapassou em 72% a média histórica de chuvas para novembro. O acumulado chega a 228 mm, muito acima dos 132 mm esperados para o período. Essa elevação coloca a cidade entre as que mais registraram aumento de precipitação no Estado, ao lado de Itapeva, onde o acumulado mensal quase dobrou.

No interior paulista, outras cidades também apresentaram registros expressivos — Bauru acumulou 182 mm, superando os 137 mm esperados, enquanto Presidente Prudente e Araçatuba registraram chuvas 27% e 38% acima da média, respectivamente.

Cuidados e alertas

A Defesa Civil alerta que, apesar de serem de curta duração, os temporais podem causar transtornos significativos em Sorocaba, incluindo alagamentos em vias urbanas e riscos de deslizamentos em áreas vulneráveis.

Assim, os moradores são orientados a buscar locais seguros durante chuvas intensas e evitar transitar por ruas alagadas, já que uma lâmina de água com 30 centímetros pode arrastar veículos.

Nas áreas de risco, a atenção deve ser redobrada. Sinais como rachaduras em paredes, árvores ou postes inclinados e fluxo de água barrenta podem indicar risco iminente de deslizamentos. Em caso de identificação desses sinais, é fundamental evacuar o local e acionar a Defesa Civil — telefone 199.

O órgão também recomenda que os cidadãos se cadastrem para receber alertas de emergência via SMS. Para isso, basta enviar uma mensagem para o número 40199 com o CEP da localidade.

Próximos dias

A frente fria deverá amenizar as temperaturas em Sorocaba no dia de hoje (29), com máximas não ultrapassando os 28C, mas a intensidade e a constância das chuvas devem aumentar.

Já amanhã (30), embora a frente fria se afaste, as condições para chuva persistem, mantendo o risco de temporais em alguns momentos do dia. (Da Redação)