Muro de contenção do Jardim Maria do Carmo é prolongado

Por Cruzeiro do Sul

Obras estão previstas para terminar em dezembro: combate aos alagamentos

Funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) trabalham no prolongamento do muro de contenção (dique maciço) do Parque das Águas, até a avenida Artur Bernardes, esquina com a rua José Mendes Gomes, Jardim Maria do Carmo.

O muro é parte integrante do conjunto de estruturas que compõem a instalação do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) Jardim Maria do Carmo, na extremidade do Parque das Águas e confluências entre a rua João Gabriel Mendes e avenida Dom Aguirre.

Por causa das obras, previstas para terminar no mês que vem, a esquina da avenida Artur Bernardes com a Dom Aguirre teve de ser fechada e, em paralelo, está em edificação o novo acesso à região, que será pela rua José Mendes Gomes.

São mais 150 metros de muro de contenção que se inicia no encontro do antigo dique e pista de caminhada existente no Parque das Águas, percorre a margem da avenida Dom Aguirre e o RDC Jardim Maria do Carmo, até o entroncamento com a avenida Artur Bernardes e rua José Mendes Gomes.

O RDC

Já a construção do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) deve terminar ao longo de 2025. Terá cerca de um metro e meio de profundidade e capacidade para armazenar 9,6 mil metros cúbicos.

O projeto, além do dique, contempla um sistema composto por quatro bombas, com capacidade de lançar 120 litros por segundo de água armazenada no RDC Jardim Maria do Carmo de volta para o Rio Sorocaba.

O Saae vai instalar, ainda, um sistema de comporta para bloquear a água que vem do rio para as galerias, evitando o alagamento da rua João Gabriel Mendes, sobretudo porque a cota da via é inferior àquela do nível do rio. (Da Redação)