Segurança Pública faz reunião com lideranças dos Consegs
Policiais ouvem demandas de moradores e definem estratégias contra o crime
A região de Sorocaba sediou mais uma etapa do Ciclo Estadual de Integração Comunitária promovido pela Secretaria Estadual da Segurança Pública, na quinta-feira (28). O evento é realizado para reconhecer o esforço do voluntariado e valorizar a região, em especial os líderes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), que têm colaborado tanto para a elucidação de crimes quanto para ajudar no planejamento de policiamento preventivo.
O comandante geral da Polícia Militar, Cássio Araújo de Freitas, afirmou durante a cerimônia que a sociedade tem o papel fundamental nas ações e estratégias executadas pela polícia. “Só quem vivencia o problema sabe, de fato, como é, por isso é de extrema importância nós ouvirmos os cidadãos”, disse.
Cerca de 400 pessoas participaram do evento em Sorocaba. Reuniões desse tipo acontecem em diferentes regiões do Estado para promover palestras para a população sobre a importância da participação comunitária, bem como reconhecer o trabalho feito pelos líderes dos Consegs.
Um exemplo de um trabalho criterioso e que trouxe resultados significativos para a segurança em um dos bairros de Sorocaba é o de Luiz Celso Xavier de Sousa. Ele foi o presidente do primeiro Conseg criado na cidade em 1991, e hoje, com 76 anos, ainda colabora e incentiva os cidadãos a participarem.
“Foi uma honra ver esse projeto evoluir e se tornar essa imensidão toda. Quem não conhece, não tem ideia da diferença que o Conseg faz na vida da população”, afirmou. (Da Redação)