Capela Santa Cruz é alvo de furto e depredação
Criminosos invadiram a igreja, furtaram equipamentos e violaram o sacrário
A Capela Santa Cruz, localizada na avenida Itavuvu, foi alvo de invasão e depredação entre a noite de quarta (27) e a madrugada de quinta-feira (28). Na ocasião, os criminosos arrombaram as portas e furtaram equipamentos de som, objetos litúrgicos e fiação elétrica. Além destas infrações, os indivíduos ainda violaram e profanaram o sacrário, onde estavam guardadas as hóstias consagradas.
De acordo com a fé católica, a partir do momento em que as partículas são consagradas, elas se tornam o corpo de Jesus Cristo. Em nota oficial, divulgada pela Arquidiocese de Sorocaba, o arcebispo Dom Julio Endi Akamine lamenta profundamente o desrespeito à sacralidade do local, citando o sentimento de tristeza e preocupação.
“A igreja, enquanto edifício consagrado, é local de celebração do mistério. Nela os fiéis prestam culto a Deus e se conserva a reserva eucarística. Por isso causa perturbação e escândalo nos fiéis, quando se constata crescente insensibilidade ao que é santo e, por esse motivo, inviolável. Diante desse fato, surge a pergunta: estamos perdendo o coração?”, questiona a autoridade eclesial, usando a quarta encíclica do Papa Francisco, o livro Dilexit nos.
Ainda no documento, o arcebispo de Sorocaba informa que as atividades religiosas da Capela Santa Cruz, vinculada à Paróquia Cristo Rei, foram suspensas pelo pároco. Assim a comunidade deve permanecer até o Rito Penitencial, momento em que os membros da igreja se reúnem em penitência e oração para restaurar o Coração ferido de Cristo.
“A reparação ao Coração de Cristo consiste em construir sobre as ruínas provocadas pelo pecado uma sociedade fundada na caridade cristã. No meio do desastre deixado pelo mal, o Coração de Cristo quis precisar de nossa colaboração para reconstruir a bondade e a beleza”, explica Dom Julio, em nota e com base no Dilexit nos. “Pelo rito de penitência, nós pedimos perdão a Deus e, ao mesmo tempo, rezamos pelos responsáveis desse delito para que se convertam e alcancem a salvação”.
Além disso, o boletim de ocorrência foi registrado pelo pároco da Capela, que também lamentou o episódio. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), ainda não há informações sobre o número de envolvidos no crime.