Audiência pública trata da revitalização do Complexo Ferroviário

Por Cruzeiro do Sul

Uso de prédios desativados pode ajudar a preservá-los

A revitalização do Complexo Ferroviário de Sorocaba será debatida em audiência pública da Câmara de Sorocaba às 19h de hoje (5). A iniciativa é do vereador Ítalo Moreira (União Brasil) juntamente com a vereadora Iara Bernardi (PT).

Ítalo é autor da Lei nº 12.971, de 7 de março de 2024, que instituiu o Complexo Ferroviário de Sorocaba como Patrimônio Cultural Material da Cidade. E a vereadora Iara Bernardi é autora do projeto de lei nº 323/2023, que institui o Território de Interesse Cultural, Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico no Município de Sorocaba e que, originalmente, previa a área do Complexo Ferroviário como o primeiro Território Cultural a ser instituído.

Para ambos, a economia criativa, que busca criar um ecossistema integrado de governo, academia e iniciativa privada, pode ser uma ferramenta eficaz de revitalização do Complexo Ferroviário de Sorocaba, considerado o maior e um dos mais completos conjuntos remanescentes da antiga Estrada Ferro Sorocabana, uma das principais ferrovias paulistas.

A audiência pública será transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3, digital e aberto; Canal 4 da Claro; e Canal 9 da Vivo) e pelas redes sociais do Legislativo sorocabano (Youtube e Facebook). (Da Redação)