Compras de Natal movimentam o comércio de Sorocaba
A expectativa é de que as vendas aumentem no próximo final de semana
Faltando dez dias para o Natal, os moradores de Sorocaba movimentam o comércio central da cidade. Os calçadões ficaram cheios ontem (14), penúltimo antes da data oficial para troca dos presentes. Enquanto algumas pessoas já iniciavam as compras, há quem ainda esteja nas pesquisas.
Mônica Andrade Faria até estava com sacolas, mas nenhum dos itens era precisamente para o Natal. Como já estava no centro, aproveitou para dar uma pesquisada, principalmente nas lojas de utilidades. A advogada disse que não viu tantas promoções, apenas alguns itens pontuais que gerou interesse.
As compras da família serão feitas mesmo na semana que vem com a presença da mãe e irmã de Mônica. “Elas gostam de comprar por aqui, então aproveito pra ver os meus presentes também”, contou. Caso não consiga resolver tudo no dia, ainda pode fazer parte do seleto grupo de atrasos. “Prefiro evitar vir nos 48 do segundo tempo, mas se faltar uma coisa ou outra, venho dia 23 também”, complementou a profissional de 44 anos.
É justamente pelos atrasadinhos que alguns lojistas esperam. Até ontem (14), uma loja de calçados e roupas apresentava movimento menor se comparado com os anos anteriores. Conforme a gerente Gleiziane Santos, o movimento no calçadão é grande, mas não se convertem diretamente em vendas.
“Como muita gente deixa para última hora, esperamos que as vendas aumentem no próximo final de semana, mas deve bombar mesmo dia 23”, observou a gerente.
Quem não deve voltar em cima da hora no centro é Caroline Costa Santos, de 28 anos. A recepcionista já garantiu alguns itens na região e os próximos serão comprados pela internet. “Prefiro mesclar, porque tem coisas que compensam aqui, outras na internet”, disse. Apesar de considerar os valores altos este ano, ela não deixa de demonstrar carinho com as pessoas. “Adoro presentear e essa época é ótima para isso”, acrescentou.
Horário estendido
Até dia 23, o comércio no centro funciona em horário estendido: de segunda a sexta-feira, as lojas fecham às 22h. Aos sábados, das 9h às 18h. Já na véspera do Natal, a orientação é de que os lojistas atendam os clientes das 9h às 16h.