Dezembro Laranja alerta para o câncer de pele
Causada pela exposição excessiva ao sol, doença é uma das mais incidentes no Brasil
Estamos a poucos dias do início do verão — começa oficialmente neste sábado (21) e segue até 20 de março de 2025. Assim, os dias tendem a ser mais quentes. A exposição excessiva ao sol pode trazer riscos à saúde. Por isso, dezembro também é o mês de chamar a atenção para o câncer de pele com a Campanha Dezembro Laranja. O objetivo é conscientizar sobre a doença, uma das mais incidentes no Brasil.
Médica especialista pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e integrante da AAD (Academia Americana de Dermatologia), Christiane Radaic Rocha explica que o CBC (carcinoma basocelular) é o tipo mais comum de câncer. Ainda conforme ela, diferente dos outros tumores, ele é visível, já o melanoma é o câncer de pele mais temido. Porém, ele é de áreas cobertas, acomete qualquer cor de pele e pode ser fatal.
A especialista ressalta que o câncer de pele pode ter vários sintomas. “Normalmente é uma pinta que ela mudou, que cresceu rápido, que fez uma ferida ou ainda que ela não cicatriza”, detalha. “Existem locais mais específicos e o melanoma, o mais temido, é de região coberta”, acrescenta. “As peles mais claras são mais sujeitas ao desenvolvimento do câncer de pele, mas qualquer tipo de pele pode ter o câncer mais temido de todos, que é o melanoma.”
Cuidados
Christiane orienta que um dos cuidados, nesta época em que a pele fica mais exposta ao sol, é o uso de filtros solares. No entanto, há ainda o que os especialistas chamam de “política de sombra”. “É estar em lugares mais cobertos, mais refrigerados, usar roupas com tramas mais fechadas, de preferência algodão”, complementa.
Para se proteger do sol, a médica sugere que as pessoas usem chapéu, sombrinha, roupas com proteção ou algo que refresque a pele. “Água termal é um excelente aliado também para refrescar”, afirma. “O infravermelho, a sensação de calor, também machuca e agride a pele. As radiações se somam no fotoenvelhecimento e são responsáveis pelo desenvolvimento do câncer de pele.”
Com as crianças
Durante o verão, as atividades realizadas ao ar livre aumentam. Por isso, diz Christiane, as crianças devem proteger mais a pele por ser mais sensível. Os pequenos devem ainda usar protetor solar, chapéu, bonés e roupas com proteção. “Mas também temos de tomar cuidado com a insolação, com a desidratação e é preciso ingerir uma quantidade maior de líquido”, destaca.
Campanha da prefeitura
Em alusão ao Dezembro Laranja, a Secretaria da Saúde de Sorocaba, em parceria com o 4 Distrito da Sociedade de Dermatologia de Sorocaba (SDS), realizou, recentemente, uma ação de prevenção ao câncer de pele. As atividades foram promovidas na Policlínica Municipal de Especialidades Edward Maluf.
Há dez anos a dermatologista Karem Corrêa e Silva participa da campanha. Conforme ela, o trabalho é realizado por profissionais voluntários que oferecem consultas, procedimentos e exames, tudo em único dia.
Intitulada Campanha Anual de Prevenção ao Câncer de Pele, a ação deste ano teve 250 pacientes agendados para o tratamento, com 193 atendidos, dos quais 130 realizaram exame dermatológico clínico, 23 dermato cirúrgica, além de 30 biópsias e 31 crioterapias.