Região central lota devido às compras de última hora
O centro de Sorocaba se tornou a região mais procurada pelos sorocabanos para fazer as últimas compras para o Natal. Os corredores comerciais, alguns deles exclusivos para pedestres, ficaram cheias ontem (23).
O fluxo de veículos também foi intenso na região central da cidade devido ao intenso volume de pessoas que se dirigiam ao comércio. Lojas de vestuário, utilidades e calçados eram as que mais atraiam os consumidores. Esse fluxo também é esperado para hoje (24), véspera do Natal, mas em horário reduzido, até as 16h.
Além da grande quantidade de pessoas, aqueles que deixaram as compras para última hora enfrentaram valores mais altos em alguns estacionamentos que cercam os corredores comerciais, a falta de vagas gratuitas nas ruas e o trânsito congestionado.
Como já é comum nesta época, os “atrasados do Natal” já eram esperados pelos comerciantes, que se preparam com a contratação de funcionários temporários para intensificar as vendas.
Em entrevista ao jornal Cruzeiro do Sul, o gerente de uma loja de roupas, Gustavo Henrique Ferreira, de 38 anos, comenta que, a partir do dia 20 de dezembro, data em que o 13º salário é depositado na conta dos brasileiros, já se observa um aumento no fluxo de clientes. “Já no dia 20 percebemos um aumento nas vendas. O pessoal começa a comprar as roupas para usar no dia 24, além da aquisição dos presentes, e precisamos redobrar o cuidado para não deixar nenhum cliente sem atendimento”, afirmou.
Ainda assim, o fluxo de sorocabanos não se encerra no dia 24, data que marca a última chance de compra. Posteriormente, as trocas de presentes levam mais gente às lojas. As trocas, que podem ocorrer por diferentes motivos — preferência por outra cor, tamanho diferente ou até modelos que agradam — são apenas alguns exemplos. (Da Redação)