Homem é detido com drogas em operação no Jardim Maria Eugênia

Maconha, haxixe e crack foram apreendidos

Por Da Redação

Entorpecentes foram apreendidos

Um homem foi detido pela Guarda Civil Municipal (GCM), na manhã de segunda-feira (23), com porções de drogas durante uma operação para coibir o ruído abusivo emitido por escapamento de motocicletas no Jardim Maria Eugênia, na zona norte de Sorocaba. 

Segundo a GCM, o homem de 24 anos estava na garupa de uma moto. Ele tentou fugir correndo no momento em que o piloto passava por busca pessoal e checagem de documentação e foi acompanhado por equipe da Ronda Municipal (Romu). O homem chegou a jogar uma sacola com as drogas em uma residência. Os entorpecentes foram recolhidos pela GCM.

Os guardas apreenderam 87 porções de maconha, 12 de haxixe e uma de crack. Com o suspeito também havia R$ 262,25. O caso foi apresentado no Plantão da Polícia Civil, na zona oeste, e o homem indiciado por tráfico de drogas. Ele permaneceu preso, devido ao crime em flagrante, e permaneceu à disposição da Justiça.

Operação

A operação contou com a participação de cinco GCMs, cinco agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade (Semob) e três agentes da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema). A iniciativa ocorre periodicamente, a fim de coibir a poluição sonora causada pelos escapamentos desregulados de motocicletas, que gera incômodo e potenciais danos à saúde da população, como estresse, cansaço, dor de cabeça, dentre outros.

Na ocasião, ao todo, foram fiscalizadas 10 motos. Das cinco avaliadas pela equipe da Sema, duas foram autuadas após constatado ruído excessivo, mediante avaliação com o uso do equipamento sonômetro. Cada multa desse tipo tem o valor de R$ 3.099,52 (Lei Municipal nº 11.367/2016). Por sua vez, quatro motos acabaram autuadas devido a irregularidades com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e houve a apreensão de duas.

A Prefeitura de Sorocaba disponibiliza, de forma permanente, pesquisa on-line para identificar as principais vias com maior incidência desse tipo de poluição sonora. Os locais são repassados às autoridades de segurança, para planejamento das próximas ações integradas. Para participar da pesquisa, basta acessar o formulário no link.