Movimento no Mercadão Municipal é tranquilo na véspera de Natal
O Mercado Municipal de Sorocaba é uma boa opção para quem deseja comprar a ceia de Natal, afinal, no comércio não faltam frutas secas, cerejas, nozes, além de diversos outros ingredientes essenciais nas festas de fim de ano. No entanto, o movimento foi tranquilo no local na manhã desta terça-feira (24), mas ainda há aqueles que não perdem a tradição.
O cirurgião-dentista Antônio Angelo Antunes, de 53 anos, é sorocabano, mas não vive no município. Está na cidade para visitar e não deixou de passar no Mercado Municipal. "Eu sempre vim desde pequeno, e hoje sou bem tradicionalista, compro sempre no mesmo comerciante e vou na confiança. Eu gosto de vir e poder ter a lembrança, com o cheiro característico daqui".
Com as vastas opções de atacadistas e supermercados que a cidade vem adquirindo, muitos consumidores preferem comprar na véspera das festas em estabelecimentos fora do grande centro comercial.
Em entrevista ao jornal Cruzeiro do Sul, o comerciante James William Prudente, de 51 anos, conta que ainda existem os que não perdem a tradição, porém, com essa nova necessidade de facilidade na hora das compras, o fluxo de clientela dos lojistas tradicionais acaba diminuindo. "Hoje em dia, vir ao Mercadão, para alguns compradores, já não é tão interessante assim. Com os muitos outros locais que oferecem o mesmo produto mais perto das residências e com uma facilidade de estacionamento maior, a clientela que vinha com os avós ou pais acaba não optando por comprar aqui."
Ainda assim, conforme James, a época de final de ano atrai mais compradores em comparação com os outros meses. O aumento na procura começa pelo menos 15 dias antes do Natal. Ele complementa, ainda, que na hora do pagamento, o método de crédito é o mais utilizado. "Eu vejo que, mesmo com a bonificação do 13°, ainda assim o crédito vence disparado. (Ana Sentelhas - Programa de Estágio)