Vereadores apresentam últimas emendas ao Plano Diretor
Votação final do projeto está prevista para a manhã desta segunda-feira (30), em sessões extraordinárias
Os vereadores de Sorocaba apresentaram, durante a última audiência pública de revisão do Plano Diretor, realizada na manhã deste sábado(28), no plenário da Câmara, 75 emendas. Ao todo, cinco parlamentares ocuparam a tribuna para defender as ideias e sugestões que visam o desenvolvimento do município. No debate, a população também manifestou seus apelos para os políticos.
Abrindo a audiência, o vereador João Donizeti (União) expôs emendas relacionadas com o zoneamento residencial e com a reutilização de água cinza, oriundas de processos domésticos. Logo em seguida, Ítalo Moreira (União) apresentou sugestões, englobando a preservação de prédios históricos e o incentivo ao turismo.
Na sequência, Iara Bernardi (PT) discorreu acerca de suas propostas que incluem a criação de um zoneamento em torno de universidades para abrigar os alunos vindos de cidades da região, bem como uma nova obra de proteção ao Rio Sorocaba. O vereador Dylan Dantas (PL), por sua vez, apresentou 15 emendas, entre elas, a formação de um centro comercial na zona norte da cidade.
Por fim, Fernanda Garcia (Psol) defendeu seus projetos, abordando novamente a questão das ilhas de calor em Sorocaba. Cada parlamentar teve dez minutos para expor as propostas e, caso necessário, mais cinco minutos de acréscimo.
Após o tempo dedicado ao Legislativo, a população também pode fazer considerações. Alguns moradores, representando associações de diversos bairros, criticaram pontos apresentados na tribuna e pediram para acrescentar medidas ao Plano Diretor. No plenário, cerca de 65 pessoas acompanharam a audiência pública.
Além dos vereadores e dos munícipes, o secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano de Sorocaba, Maurício Campanati, participou do encontro acompanhado pelo engenheiro sanitarista e ambiental Tiago Suckow e pelo engenheiro civil Adilson Júnior. Outro presente foi o diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Glauco Fogaça.
Seguindo o calendário aprovado pelos vereadores, a última votação do Plano Diretor está marcada para esta segunda-feira (30), em sessões extraordinárias previstas para começar às 9h.