Fiéis iniciam o ano com Romaria e devoção à Nossa Senhora Aparecida

Em meio a oração do Rosário e cantos de louvor, os romeiros caminharam do Santuário de Aparecidinha até a Catedral

Por Beatriz Falcão

O percurso foi de aproximadamente 16 quilômetros

Milhares de fiéis levantaram cedo no primeiro dia do ano para acompanhar a tradicional Romaria de Aparecidinha. Na 126ª edição, a procissão iniciou por volta das 6h20, com a saída da imagem da santa do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida, após a missa das 5h. Entre a oração do Rosário e cantos de louvor, os romeiros caminharam em direção a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte, na região central de Sorocaba.

O trajeto, de aproximadamente 16 quilômetros, foi feito pelas avenidas Três de Março, Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, São Paulo, além das ruas Padre Madureira, 15 de Novembro e São Bento. Perto das 9h, a imagem passou pela Paróquia Santo Antônio, localizada no bairro Além Ponte, e seguiu para Santa Casa de Misericórdia.

De acordo com o arcebispo de Sorocaba, Dom Julio Endi Akamine, a Romaria de Aparecidinha demonstra a devoção dos fiéis à Nossa Senhora e a Jesus Cristo. O Jubileu Ordinário, que leva o tema “Peregrinos da Esperança”, também é citado pelo bispo.

“A esperança não é somente uma utopia. A esperança cristã não é somente a espera de um futuro qualquer, pelo contrário, a esperança cristã já nos dá algo no presente, para o aqui e agora. Isto é como uma prova da esperança que não decepciona”, explica Dom Julio. “Portanto, neste ano, queremos caminhar com Nossa Senhora na esperança e começar o ano bem”.

A tradição centenária também traz esperança aos romeiros, que pedem por suas necessidades e agradecem pelas graças alcançadas no ano que se passou. A auxiliar de classe Nilcéia Aparecida da Silva Ribeiro, de 55 anos, não se recorda exatamente quando começou a participar da procissão, mas, desde que “se conhece por gente”, acompanha a santa

“Para mim, Nossa Senhora é tudo. Na verdade, não tenho palavras para descrever a ação dela na minha vida, é muito grande”, relata a devota sorrindo. “E iniciar o ano caminhando na presença dela, nossa Mãezinha, é maravilhoso. Não consigo imaginar uma maneira melhor de começar 2025”.

É nesta mesma devoção que a profissional de marketing Mayra Diniz, de 33 anos, também caminhava com Nossa Senhora Aparecida. Para ela, que nasceu e cresceu no bairro de Aparecidinha, acompanhar a Romaria é uma tradição. A sorocabana lembra que, quando criança, a santa passava em frente de sua casa.

“Hoje, morando na Vila Amato, mantenho o costume de participar da procissão. Até porque, para nós, católico, a relação com Maria é algo muito intenso”, aponta Mayra. “Então, começar o ano tendo a certeza que temos uma Mãe que nos ama, nos protege e cuida dos nossos passos, é muito bom, renova as energias para continuarmos. Sentir o amor de Nossa Senhora é incrível, uma sensação indescritível”.

Para encerrar a 126ª Romaria de Aparecidinha, ao chegar na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte, uma missa foi presidida pelo Dom Julio no local. E, como feito tradicionalmente todos os anos, a imagem de Nossa Senhora Aparecida retorna em procissão ao Santuário em julho.