Vereadores dividem espaço para se acomodar em gabinetes
O prédio da Câmara de Sorocaba passa por reformas para receber os novos vereadores que tomaram posse na última quarta-feira (1º). Algumas mudanças foram necessárias para comportar o número de parlamentares que aumentou de 20 para 25. Antes mesmo das eleições, que aconteceram em outubro de 2024, o imóvel passava por algumas adaptações. De acordo com o Legislativo, não foi necessário realizar novas construções no prédio, apenas ajustes internos.
No plenário, a área destinada à imprensa foi deslocada para abrir espaço para mais quatro cadeiras, duas de cada lado. O quinto vereador deve ocupar um dos lugares já existentes, pois o primeiro vice-presidente, Caio Oliveira (Republicanos), deverá sentar-se à Mesa Diretora.
Ainda conforme a Câmara, os gabinetes dos vereadores que saíram foram divididos em dois para abrigar todos os 25. Dessa forma, alguns gabinetes serão maiores que outros. Em agosto de 2024, o Legislativo informou que haveria um sorteio para a definição das salas, no entanto, os parlamentares teriam entrado em um acordo entre eles sobre a escolha dos gabinetes.
Sobre os veículos, cada vereador tem direito a um. A Mesa Diretora anterior decidiu não ampliar o número de carros, pois a frota atual seria suficiente.
Nova Mesa Diretora
Além das mudanças estruturais, a Câmara de Sorocaba conta agora com uma nova Mesa Diretora sob a presidência do vereador Pastor Luís Santos (Republicanos), que recebeu 21 votos. Uma ação que já estaria articulada, afinal, momentos antes da votação começar alguns vereadores já se referiam a Luís Santos como o presidente do Legislativo. Fernanda Garcia (PSOL), que também concorria ao cargo, obteve quatro votos.
Os parlamentares da coligação do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) escolheram Luís Santos para a presidência: Caio Oliveira (Republicanos), Ítalo Moreira (União Brasil), João Donizetti (União Brasil), Fausto Peres (Podemos), Fabio Simoa (Republicanos), Silvano Jr. (Republicanos), Vinicius Aith (Republicanos), Cristiano Passos (Republicanos), Claudio Sorocaba (PSD), Henri Arida (MDB), Pastor Luís Santos (Republicanos), Jussara Fernandes (Republicanos), Rodolfo Ganem (Podemos), Alexandre da Horta (Solidariedade),
Os vereadores do PL (Tatiane Costa, Roberto Freitas e Dylan Dantas), assim como do PP (Fernando Dini, e do Agir, Toninho Corredor, Péricles Régis e Rogerio Marques Munhoz), também ajudaram a eleger Luís Santos.
Fernanda Garcia e Raul Marcelo, do PSOL, e Iara Bernardi e Izidio, do PT, votaram em Fernanda Garcia. Nenhuma mulher chegou a ocupar o cargo de presidente na Câmara de Sorocaba. (Vanessa Ferranti)