Tirar um tempo para o lazer é fundamental, explica psicóloga
É difícil encontrar alguém, nos dias de hoje, que não tenha uma rotina corrida e cheia de afazeres. É trabalhar, estudar, cuidar da casa e dos filhos. Parece que não sobra tempo para mais nada. No entanto, mesmo diante de todas as obrigações, é importante preservar os momentos de lazer.
A psicóloga Thalita Cattani Vilares explica que tirar um tempo para momentos de lazer, incluir na rotina a diversão, o passatempo em família e a prática de atividades físicas trazem diversos benefícios à saúde. “As pessoas que incorporam atividades de lazer nas rotinas colhem muitos benefícios”, afirma. “A atividade física, por exemplo, atua como um excelente antidepressivo natural e traz inúmeros benefícios para o corpo como um todo”, complementa. “Dependendo do exercício ou da atividade escolhida, também há oportunidades de socialização, igualmente importante para nossa saúde emocional.”
Ainda conforme ela, os momentos de diversão conectam pessoas e permitem que as crianças explorem o mundo. “Organizar passeios em família com mais frequência é uma ótima forma de fortalecer a conexão entre as pessoas, além de permitir que as crianças explorem o mundo e que todos relaxem”, diz.
Para a psicóloga, a capacidade de se desconectar das responsabilidades do trabalho e da vida doméstica, por meio de atividades prazerosas, funciona como um escudo contra sentimentos intensos de ansiedade, comuns nos dias de hoje.
No Campolim
Entre os inúmeros espaços dedicados ao lazer e ao bem-estar em Sorocaba, um deles é o Parque Campolim, zona sul. A praça do bairro costuma reunir a família, sobretudo aos domingos, para passear, brincar e fazer atividade física. O local é palco para diversas atrações, reúne arte, brincadeiras, exposição, gastronomia, atividades ao ar livre, além de ser indicado para a prática de caminhada, passeios de bike e com os pets.
A dona de casa Paula Moreno, por exemplo, tem a praça do Campolim como um dos locais preferidos para passear com as filhas Betina e Beatriz, de 3 e 7, respectivamente. “Vamos ao parque com certa frequência, gostamos de atividades ao ar livre e um dos momentos que amamos é a Pintura Solidária, onde as meninas conseguem desenvolver a coordenação, a concentração, a criatividade e a paixão pela pintura. Beatriz quer ser estilista e ama desenhos”, conta.
Brincar no parque, ver os peixes, caminhar e desconectar dos afazeres do dia a dia é o que Angélica Silva busca nos momentos de lazer com os filhos Henrique e Bernardo. “Aqui [se referindo à praça] conseguimos reunir várias coisas que gostamos. Os meninos brincam no parque, adoram ver os peixes e fazer atividades artísticas. A praça é ótima para a prática da caminhada, para momentos de lazer e aqui desconectamos”, comenta Angélica.
A pequena Antônia também marca presença nas atividades na praça do Parque Campolim. Acostumada com brincadeiras ao ar livre, se diverte com a avó Laura e com a tia Raissa Maciel. “Aqui é um espaço legal para o lazer em família, gostamos muito e a Antônia se diverte”, conclui Raissa. (Gabrielle Camargo Pustiglione)