Prefeitura fará estudo para avaliar estado de viadutos

Empresa especializada será contratada para revisão das estruturas

Por Beatriz Falcão

Placa ameaça cair do viaduto Maria Salete Gomes


A Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) informou que realiza um estudo técnico para contratação de uma empresa especializada a fim de fazer a revisão estrutural dos viadutos e pontes de Sorocaba. O anúncio foi feito, a princípio, nas redes sociais do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), sendo confirmado pela pasta municipal. A ação é uma resposta à repercussão das fissuras encontradas nos viadutos Jânio Quadros e dos Ferroviários, ambos localizados na região central da cidade.

De acordo com a secretaria, se trata de um processo administrativo em andamento na prefeitura, para inspeção e laudo técnico dessas estruturas viárias. A partir do diagnóstico, a administração municipal realizará as devidas manutenções caso necessário.

O viaduto dos Ferroviários, que liga as ruas Comendador Oeterer e Álvaro Soares, apresentou fissuras. Na manhã de terça-feira (7), uma delas se estendia em toda largura do asfalto. Buracos também eram evidentes na via.

No mesmo dia, equipes da prefeitura realizaram o recapeamento parcial na faixa. Na tarde de ontem (9), todas as falhas no asfalto estavam corrigidas.

No vídeo divulgado pelo Executivo, o secretário de Obras, Darwin de Almeida, afirma que a estrutura viária não tem risco de queda. As fissuras, por sua vez, teriam sido causadas pelo deslocamento da junta de dilatação.

No viaduto Jânio Quadros, os reparos ainda não foram feitos. Em nota, a Secretaria de Serviços Públicos e Obras informa que as primeiras contratações serão para a manutenção desses dois viadutos da região central de Sorocaba.

O vereador Roberto Freitas (PL) protocolou um pedido à prefeitura de realização de laudo técnico no viaduto dos Ferroviários. Segundo o parlamentar, a atitude é para garantir a segurança da população. Assim como o prefeito Rodrigo Manga, o vereador também publicou em suas redes sociais um vídeo no viaduto dos Ferroviários.

Placa

Na avenida São Paulo, o viaduto Maria Salete S. M. Gomes também necessita de reparos, porém não no asfalto. A placa que informa o nome da estrutura viária está parcialmente descolada e pode cair. O Cruzeiro do Sul questionou ontem a Prefeitura de Sorocaba sobre a situação, entretanto não obteve resposta até a publicação da reportagem. (Beatriz Falcão)