Situação do Parque da Cachoeira preocupa moradores e assusta visitantes
Acúmulo de lixo e falta de segurança chamam atenção
O que deveria ser um parque para receber visitantes e proporcionar lazer à população tem gerado grande preocupação entre os moradores do bairro Wanell Ville, em Sorocaba. Inaugurado no ano passado, o Parque da Cachoeira chama a atenção pelo descaso com a limpeza e, principalmente, pela falta de segurança na área.
A copeira Regiane Simões Venâncio, de 36 anos, que atravessa o parque todos os dias a caminho de casa após o trabalho, afirma sentir muito medo ao passar pelo local. “Os usuários de drogas têm frequentado o parque para se esconder e aproveitam a falta de segurança para fazer o que quiserem”, diz ela. Regiane também destaca que “muitos moradores reclamam dessa situação”.
Tiago Soares de Campos, operador de máquinas de 38 anos, que vive no bairro há muitos anos, lamenta a situação do parque. “Eu e meus amigos vínhamos sempre aqui para nadar e passar o dia. Hoje, quando trago meu filho para fazer uma trilha de bicicleta, me deparo com lixo espalhado por todo o lugar e com o mal-cheiro vindo da cachoeira”, conta ele. “Cheguei agora e já vou embora. Não tem condições de passar com uma criança por aqui”, lamenta Tiago.
Em conversa com a reportagem, uma criança de 11 anos, contou que não pode mais se divertir como antes no parque. “Saio de casa para brincar com meus amigos, mas precisamos evitar passar perto do parque”, diz. “Toda hora tem um pessoal estranho entrando na mata, em lugares que nem são trilhas”, completa.
Resposta
Ao ser questionada sobre a situação envolvendo o parque, a prefeitura se manifestou dizendo que enviará equipes ao local para verificar a questão da limpeza e assim tomar todas as providências necessárias. Em relação a segurança, o Executivo informou que a Guarda Civil Municipal (GCM), mantém equipes atuantes 24 horas por dia, realizando o patrulhamento preventivo nos espaços públicos, visando à segurança do patrimônio e, principalmente, da população.
Além disso, a prefeitura reforçou que a população sempre pode colaborar com o trabalho das autoridades, acionando os fones 153 (GCM) e 190 (PM).