Secretário confirma que Sorocaba terá VLT
Rafael Benini falou também sobre a implantação do trem de passageiros entre Sorocaba e São Paulo
O secretário estadual de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, confirmou a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Sorocaba. Em entrevista à rádio Cruzeiro FM 92,3, na quinta-feira (9), ele disse que o modelo de transporte será usado como interligação entre o Trem Intercidades e as linhas do BRT. O projeto será desenvolvido em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A estruturação da iniciativa, de acordo com o secretário, vai demorar aproximadamente um ano e meio. Considerando esse prazo, a consulta pública deve ocorrer no terceiro ou quarto trimestre de 2026. Após a resolução de todos os outros trâmites, incluindo o leilão, o contrato deve ser assinado no final de 2027 ou início de 2028.
O Estado deve administrar o VLT em Sorocaba, mas com o apoio da prefeitura. Conforme Benini, em 2024 uma lei passou para a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) o controle dos modais. Com isso, a ideia é que autarquia regule e fiscalize o sistema, tendo a Secretaria de Parcerias e Investimentos como concedente do serviço.
TIC
O Trem-Intercidades Eixo Oeste (TIC Oeste), que vai ligar Sorocaba à capital paulista, deve começar a operar em 2032, disse Benini. O projeto já foi aprovado pelo Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e está na fase em finalização de estudos técnicos e de definição dos detalhes. O governo ainda pretende estender o trajeto até Iperó, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). “É um projeto que já está bem avançado. Nós já temos muita certeza do traçado, do local que vai chegar em São Paulo, do local que vai parar em Sorocaba.”
A audiência pública para apresentar a iniciativa à população deve ocorrer no segundo trimestre de 2025, segundo o secretário. Em seguida, haverá a publicação do edital no terceiro trimestre e o leilão no quarto. O cronograma prevê a assinatura do contrato no primeiro trimestre de 2026 e início das obras em 2027, com expectativa de conclusão em cinco anos. “Acredito que, em 2032, tenhamos o TIC Sorocaba funcionando”, projeta Benini.
A malha ferroviária da cidade não será usada para a circulação do TIC, mas haverá aproveitamento de grande parte das faixas de domínio (espaço ao redor dos trilhos) para a construção.
Novos trilhos com bitola de 1,6 m serão instalados no município. “Preferimos padronizar, para podermos ter os mesmos trens pela malha inteira de São Paulo. Isso traz um pouquinho mais de investimento de partida, mas também possibilita essa flexibilidade de operar trens das outras regiões nesse trilho também”, disse o secretário. (Vinicius Camargo)