Feiras noturnas se tornam um novo jeito de comprar e socializar
Inovação movimenta bairros e condomínios com produtos frescos e interação social
Uma tendência crescente tem chamado a atenção de consumidores e comerciantes nas grandes cidades: as feiras noturnas. Com funcionamento em horários menos convencionais, essas feiras estão transformando ruas, condomínios e praças de diversos bairros em espaços de lazer e conveniência.
Em Sorocaba, a iniciativa promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), já conquistou os moradores. As feiras noturnas acontecem nos bairros Wanel Ville, Jardim Guaíba, Aparecidinha, Jardim Planalto, Parque dos Espanhóis e Parque das Águas, sempre das 17h às 22h. As barracas oferecem uma grande variedade de produtos, incluindo frutas, verduras, legumes, hortaliças, doces, brinquedos, pastéis e caldo de cana. Além de permitir a compra de itens frescos, esses eventos são também uma opção de lazer para as famílias.
Segundo a Sedetur, as feiras noturnas ampliam oportunidades tanto para os feirantes quanto para a população, permitindo que moradores que só têm disponibilidade à noite possam frequentar esses eventos. A cidade conta atualmente com 44 feiras livres, sendo 39 diurnas e cinco noturnas. No total, 338 feirantes atuam no período da manhã e 123 estão cadastrados para as feiras noturnas.
As feiras noturnas de Sorocaba têm dias e locais fixos: Jardim Guaíba e Parque das Águas, sempre às terças-feiras; em Aparecidinha, às quartas-feiras; no Wanel Ville, às quintas-feiras; e, no Parque dos Espanhóis e Jardim Planalto, às sextas-feiras. A partir de 17 de janeiro, o bairro Jardim Planalto será incluído no cronograma, com a feira acontecendo na rua Mário Oliveira Campos.
Os interessados em ingressar no ramo de feiras livres devem acompanhar os editais de credenciamento publicados no Jornal do Município de Sorocaba. É necessário ter um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e aguardar o deferimento do pedido. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3316-1646.
Em condomínios e praças
Outro formato que tem ganhado força é o de feiras noturnas realizadas em condomínios e praças. Essas opções oferecem comodidade e acesso a alimentos frescos praticamente na porta de casa, além de proporcionar momentos de lazer.
No Residencial Vila Azul, Alto da Boa Vista, a feira noturna acontece às segundas-feiras. Segundo os organizadores, mais de 11 barracas oferecem itens variados, como doces, bebidas, pastéis, churrasquinhos, lanches, hortifruti, brinquedos e acessórios. Eventualmente, há música ao vivo para agregar um toque cultural ao evento.
“Para mim, a feira noturna promovida dentro do condomínio facilita muito. Não tenho problema para estacionar, consigo adquirir produtos fresquinhos com a família e ainda temos lazer para as crianças. Gosto muito dessa tendência”, afirma uma moradora do Vila Azul.
No Jardim Portal da Colina, uma feira noturna é realizada todas as sextas-feiras na Praça Portal da Colina. São mais de dez barracas com opções como doces, espetinhos, massas artesanais, pães caseiros e bebidas. O espaço também oferece diversão para as crianças nos brinquedos da praça.
A moradora Thalita Cattani Vilares é entusiasta das feiras noturnas. “Elas têm ganhado destaque por oferecerem um ambiente mais acessível e descontraído para as famílias, além de fortalecer os pequenos negócios locais. Essa combinação de lazer, comércio e interação social faz dessas feiras um modelo bem aceito. Acredito que esse formato veio para ficar”, destaca. (Gabrielle Camargo Pustiglione)