Prefeitura anuncia cadastro de famílias para o programa Casa Linda Sorocaba
A Prefeitura de Sorocaba anunciou o início, nesta semana, do programa Casa Linda Sorocaba, para garantir melhorias habitacionais, de forma gratuita, para famílias que estão em moradias precárias e em situação de vulnerabilidade social, já atendidas pela regularização fundiária. O projeto-piloto envolve os bairros Retiro São João e Mineirão, e os moradores interessados, com renda bruta familiar de zero a cinco salários mínimos, deverão se cadastrar até as 16h30 desta sexta-feira (17), pelo site: https://habitacao.sorocaba.sp.gov.br/casa-linda/.
A iniciativa, gerenciada pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), integra o programa municipal de regularização fundiária “Casa Digna Sorocaba”, tem como objetivo promover a justiça social com a reforma de moradias consideradas insalubres, inseridas em Áreas ou Zonas de Especial Interesse Social, nas quais os terrenos foram titulados às famílias atendidas pela regularização fundiária. O projeto-piloto terá investimento de R$ 400 mil. Para a realização da reforma, o beneficiário, que deverá residir no imóvel, terá suporte de assistentes sociais, engenheiros e arquitetos da Sehab, assim como projeto técnico, mão de obra e materiais de construção e equipamentos custeados pela prefeitura, por meio da empresa contratada por processo licitatório.
A definição de quais itens irão compor a reforma de cada imóvel será feita pela Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária, em conjunto com o responsável familiar da moradia, durante o período de seleção do grupo familiar, observando os critérios técnicos e o limite financeiro destinado a cada moradia. Somente poderão ser beneficiados os interessados que utilizarem o imóvel com finalidade exclusivamente residencial, sem fins comerciais ou de locação.
Os moradores residentes no Retiro São João que não tiverem acesso à internet para se cadastrar, poderão comparecer à Escola Municipal “Ernesto Martins” (rua Arlete Pimentel Viesi, 46 Retiro São João) até esta terça-feira (14). Já os residentes no bairro Mineirão devem ir à E.M. “Professora Maria Ignez Figueiredo Deluno” (rua Rubens Pellini, 32 Mineirão), na quarta-feira (15). Os dias e horários para atendimento foram publicados no Jornal Município de Sorocaba (https://noticias.sorocaba.sp.gov.br/jornal/) do dia 9 de janeiro. (Da redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)