Conselho Tutelar Sorocaba

Por Cruzeiro do Sul

DIVULGAÇÃO
.

 

A partir de segunda-feira (10), as três regionais do Conselho Tutelar de Sorocaba passarão a atender em um único endereço: avenida General Carneiro, 312, na Vila Soares, próximo ao Hospital Evangélico. O órgão, vinculado à Secretaria da Cidadania (Secid), é responsável por garantir os direitos das crianças e adolescentes, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Em Sorocaba, há seis conselhos tutelares, com cinco membros cada, divididos entre as regiões Norte, Oeste e Leste/Sul. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3235-1212. Fora desse horário, denúncias podem ser feitas pelo telefone 125 ou pelo 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).

Posse

O vereador Cícero João (Agir) tomou posse na tarde desta sexta-feira (7) para mais um mandato na Câmara Municipal de Sorocaba. Ele assume a vaga de Péricles Régis (Agir), que passou a comandar a Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional. A solenidade ocorreu na sala da presidência, sob condução do presidente da Casa, vereador Luis Santos (Republicanos). A cerimônia contou com a presença do vereador Henri Arida (MDB), além dos secretários Marcelo Almeida (Legislativo), Marcos Rodrigues (Geral), Fábio Mascarenhas (Comunicação Institucional), Gil Ramon Ferreira Porto (Administração) e Dra. Márcia Pegorelli (Jurídico).

Consulta Pública

Agência de Transporte do Estado de São Paulo abriu a Consulta Pública 01/2025 para receber contribuições sobre a redefinição das regras de isenção de pedágio nas rodovias concedidas do estado. A medida revoga a Portaria ARTESP nº 13, de 30 de maio de 2014, e propõe a substituição dos cartões físicos pelo “Sistema de Passagem Livre Automática”, tornando obrigatório o uso de tags para controle dos veículos isentos. Dentre as principais alterações estão a eliminação dos cartões, a exigência de tags para a concessão do benefício e a adequação ao modelo de pedágio por livre passagem (Free Flow). O objetivo é modernizar o sistema, aprimorar o controle e facilitar a fiscalização. As contribuições podem ser enviadas até às 18h do dia 24 de fevereiro por meio de formulário disponível no site da Agência.

Waze for Cities

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), passou a integrar o programa Waze for Cities, desenvolvido pelo Google e pelo Waze para otimizar a mobilidade urbana. Com a adesão, o setor passa a fornecer, em tempo real, informações sobre ocorrências que impactam o trânsito, além de mapear pontos de interesse na cidade. A ferramenta já está em operação, com gestão de dados e cadastro realizados pela equipe do Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI) da Semob. Os parceiros do programa contam com um fórum on-line exclusivo para troca de experiências e discussão de estratégias. Atualmente, mais de três mil entidades governamentais ao redor do mundo participam da plataforma, cujo objetivo é tornar a mobilidade mais inteligente e segura.