Cidade acompanha alta do segmento de franquias

Faturamento foi de R$ 1,7 bilhão no ano passado, informa a ABF

Por Gabrielle Camargo Pustiglione

FÁBIO ROGÉRIO (7/3/2025)
Rede McDonald’s tem atualmente 12 unidades em Sorocaba

Sorocaba mostra um avanço acelerado no setor de franquias e os dados são animadores. Em 2024, o crescimento na cidade foi de 13,02% em termos de faturamento, ultrapassando R$ 1,7 bilhão, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). No Estado de São Paulo, a alta foi de 13,3% no ano passado, com faturamento de R$ 92,6 bilhões. O mercado de franquias brasileiro registrou um crescimento nominal de 13,5% em 2024, chegando a R$ 273 bilhões.

“As franquias se mostram cada vez mais capazes de se adaptar às diferentes regiões e localidades brasileiras, promovendo o empreendedorismo, novas oportunidades de negócios, atendendo às diversas demandas dos clientes, levando novas experiências de consumo, colaborando para o desenvolvimento local e consolidando a interiorização do franchising no Brasil. A tendência é que as redes estejam presentes na imensa maioria dos municípios”, avalia Antonio Moreira Leite, presidente da ABF.

A pesquisa da ABF apontou crescimento no País de todos os 12 ramos listados pela entidade no ano de 2024. Alguns registraram maior variação positiva. Entretenimento e lazer tiveram 16,6% de alta, devido a fatores como melhora do mercado de trabalho e do aumento da massa salarial, que eleva o tíquete médio, e da demanda reprimida, ainda como reflexo da pandemia de Covid-19. A entidade observou também um crescimento de franquias relacionadas a entretenimento, como brinquedos interativos, trampolins, máquinas de ursos de pelúcia entre outros. Essas redes, em sua maioria, estão alocadas em shopping centers ou hipermercados.

O ramo de saúde, beleza e bem-estar se destacou em segundo lugar, com avanço de 16,5% no País. A influência das redes sociais é um fator decisivo sobre padrões de beleza e de autocuidados, de acordo com a ABF. Alimentação Food Service e Alimentação Comércio e Distribuição vieram a seguir, com crescimento de 16,1% e 14,7%, respectivamente. O segmento experimenta, ainda, o maior consumo de alimentos de indulgência, o que levou ao crescimento de redes de sorveterias, docerias e marcas especializadas em açaí, como reflexo também das temperaturas mais altas.

O McDonald’s, uma das principais franquias presentes no Brasil, tem atualmente 12 unidades em Sorocaba. A primeira foi instalada em 1991. A rede também abriu o primeiro McCafé do Brasil em Sorocaba, hoje em praticamente todas as capitais e grandes cidades brasileiras.

O empresário Cláudio Costa é o franqueado da rede McDonald’s em Sorocaba e região. Eles e os filhos gerenciam 82 pontos da marca, entre restaurantes e quiosques, número que está em expansão, conforme reportagem publicada pelo Cruzeiro do Sul no dia 25 de janeiro.

Outra grande marca de franquia presente em Sorocaba é O Boticário. “Em Sorocaba possuímos 11 lojas que atendem o consumidor final, dois espaços do revendedor dedicado ao pronto atendimento destes e também uma operação logística que abastece revendedores e também emite pedidos de e-commerce. A franquia foi adquirida por nossa tia avó, uma das primeiras franqueadas do Brasil, sendo sucedida por nossa mãe e atualmente gerida pelos irmãos Rafael Ferreira de Melo, Otávio e Gustavo”, conta Gustavo Melo, do Grupo Dona Bella.

A Cacau Show tem atualmente 28 lojas na cidade, três inauguradas em 2024.