Homem atira em motorista e é indiciado por "tentativa branca"

O dono de uma loja de construção atirou seis vezes contra um empreiteiro; caso ocorreu no dia 10 de janeiro

Por Da Redação

Divulgação
A vítima percebeu que estava sendo seguida por um caminhão

Um caso de tentativa de homicídio ocorrido em Sorocaba no começo do ano exemplifica bem algumas características bem distintas do sistema policial e judiciário do Brasil. O dono de uma loja de construção atirou seis vezes contra um empreiteiro na zona norte da cidade, e foi indiciado pelo crime de tentativa de homicídio, em um aspecto informalmente tratado como "tentativa branca", na qual não se produz ferimentos na vítima. O delegado Acácio Aparecido Leite, titular do 8º Distrito Policial, apresentou o caso nesta quarta-feira (19) de manhã, na Delegacia Seccional de Polícia de Sorocaba, e deu mais detalhes.

"Fizemos toda nossa parte de polícia judiciária, com o inquérito pronto e finalizado. Agora depende da Justiça, dele vir a júri ou não", explica Acácio. O caso começou na tarde do dia 10 de janeiro, na rua Azel de Arruda, quando o empreiteiro, de 38 anos, dirigia seu Hyundai HB20 pela via, junto com dois funcionários, quando percebeu que estava sendo perseguido por um motorista de caminhão -- o dono da loja de construção, de 42. A vítima alegou que foi alvo de seis disparos de armas de fogo, mas conseguiu despistar o caminhão e fugiu. Ele registrou boletim de ocorrência, e a polícia começou a investigar. Nenhum tiro atingiu os ocupantes do carro, tampouco o veículo.

Investigações em cima de sistemas de câmeras confirmaram a perseguição, e de posse de um mandado de busca, a casa e a loja foram revistados. Mas foi no caminhão que a polícia achou a arma de fogo, que a polícia afirma que foi a usada no crime. Acontece que a ex-esposa do dono da loja, uma mulher de 36 anos, começou a trabalhar na empresa do empreiteiro. Tomado por ciúmes, ele teria tentado matar o empreiteiro. O dono da loja de construção foi indiciado por porte de arma e tentativa de homicídio. Ele aguarda o julgamento em liberdade.

Facadas em briga de casais

Um caso de tentativa de homicídio no Jardim São Rafael, zona norte de Sorocaba, tem julgamento marcado para 27 de março. O autor desferiu três facadas em outro homem em meio a uma briga generalizada envolvendo dois casais. O caso ocorreu em uma residência do bairro na virada do ano de 2021 para 2022, no dia 1 de janeiro. Todos estavam alcoolizados, e dois casais começaram a brigar. Um dos homens socou o outro e tentou sair de carro da festa, mas foi interrompido pelo autor, que estava com uma faca. Ele deu facadas, e o homem precisou ser levado às pressas pela esposa para socorro médico. O autor era primo do homem agredido, e alegou que perdeu a cabeça na hora. Ele aguarda o julgamento em liberdade. (Tom Rocha)