Passeio no Rio Sorocaba proporciona novas experiências e momentos de lazer

A atividade ocorreu neste sábado (22), no dia em que o Rio também faz aniversário

Por Thaís Marcolino

Fábio Rogério
Barqueiros da cidade e da região aproveitaram o passeio que durou cerca de 1h

Com a correria do dia a dia, não é sempre que os olhares se voltam a beleza natural que o Rio Sorocaba oferece. Mas neste sábado (22), dia de seu aniversário, a população teve a chance de apreciar as aves, animais aquáticos e a mata ciliar de uma perspectiva diferente: de dentro do rio. O passeio ocorreu no trecho de Sorocaba, entre a Ponte Padre Madureira e o Porto das Águas. Ao todo, foram utilizados 15 embarcações, entre elas barcos, caiaques e botes.

Mesmo tendo barco próprio e feito diversos passeios em praias, represas e rios, a aventura no Rio Sorocaba foi a primeira vez para a família da Keila Sueiro Gurgel. Ao lado do esposo, filhas e amiga delas, a empresária de 41 anos classificou o passeio como "uma atividade prazerosa. É bom saber que tem um rio que dá para ter um passeio assim e aproveitar".

Para que pequenas Sofia Gurgel e Maciel e Isabela não sofressem de ansiedade antes da hora, ficaram sabendo do passeio inédito poucas horas antes. Durante o trajeto, as meninas observavam tudo que podiam, desde animais, árvores e, infelizmente, o lixo que a população descanta irregularmente. A reportagem também fez o passeio e encontrou peças de roupas, placas de alumínio, garrafas plásticas, entre outros objetivos. "O passeio está muito legal, mas a gente viu que não pode jogar lixo por que faz mal, né?", comentaram em alguns trechos do percurso.

A família Gurgel é de Sorocaba, mas o Rio que leva o nome da cidade não começa por aqui. A nascente dele é em Ibiúna e passa por Votorantim, Sorocaba, Iperó, Boituva, Tatuí, Cerquilho, Jumirim e Laranjal Paulista, onde deságua no rio Tietê. E é justamente de Laranjal que um grupo de, aproximadamente, 10 pessoas acordou de madrugada para vir para Sorocaba viveram a experiência - para alguns, uma revisitação e para outros, novidade.

O jornalista de 25 anos, Edson Junior, gostou da experiência e achou bem interessante distinguir as diferenças que o rio apresenta em seus diferentes trechos. Em Laranjal, segundo ele e os experientes barqueiros seu Heraldo e Valdecir, o Rio Sorocaba tem mais peixes e a água é menos barrosa. Outra diferente é a largura. Por lá é maior, assim como a mata ciliar, que quase esconde o curso da água em alguns momentos. Diferente daqui, também tem área de lazer em alguns pontos.

O trio -- que já fez o passeio em Sorocaba, em 2018 -- adora tanto os passeios aquáticos que fazem parte de um grupo, o Rionidos. A proposta é espalhar por aí um tema importantíssimo: a preservação do meio ambiente, seja via palestras em escolas e até em eventos de escoteiros.

Além da população comum, técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) também participaram e observaram a vida presente naquele trecho. Cristiane Crispim fez o trajeto pela primeira vez e ficou encantada. “Amei. Foi uma experiência bem diferente. Ver o rio e olhar as suas margens, de uma outra perspectiva, ver as aves, os pequenos animais, a mata ciliar, tudo o que falo e ensino à população. Vivenciar isso foi maravilhoso”, afirmou a servidora, que é responsável pela Educação Ambiental do Parque da Biquinha.

Antes do passeio iniciar, no ponto de encontro, na antiga rua da Usina Cultural, os participantes puderam conferir a exposição “Animais do Rio”, com exemplares taxidermizados (“empalhados”) de diferentes espécies da fauna que habitam o Rio Sorocaba, como o ratão-do-banhado, jacaré-de-papo-amarelo, biguá, frango d’água, entre outros. As pessoas ainda conheceram alguns peixes que habitam esse importante manancial, como o curimbatá, tabarana, piava, traíra, entre outros, e a “profissão” de cada um, ou seja, os serviços que eles desempenham no ambiente, além de poder manusear e observar alguns peixes e suas estruturas.

Para celebrar o Rio e também o Dia Mundial da Água, comemorada no dia 22 de março, ativistas da área e artistas cantaram e fizeram breves apresentações antes do início da atividade. Uma das causas citadas, o projeto da Marginal Direita, no qual são contra.