Almoço
Movimento em restaurantes aumenta em até 50% nesta Sexta-feira Santa

Os proprietários de restaurantes de Sorocaba esperam um aumento de até 50% no movimento nesta Sexta-feira Santa. A expectativa é de que a alta demanda continue até o domingo de Páscoa, impulsionada, principalmente, pelos pratos à base de peixe. A grande estrela do cardápio é o bacalhau.
A preferência pelo peixe está ligada à tradição católica, que orienta os fiéis a evitarem o consumo de carnes vermelhas e de frango durante a Sexta-feira da Paixão. Trata-se de um costume passado de geração em geração, mantido por muitos desde a infância, sob influência dos pais e avós. Desta forma, é comum que famílias se reúnam em restaurantes na data.
Sérgio Monteiro é proprietário de um restaurante localizado no Jardim Leocádia. Ele espera receber cerca de 600 pessoas entre 12h e 15h de hoje (18). Com um cardápio variado, o destaque é o bacalhau. “O mais procurado é o nosso bacalhau, que já se tornou um prato que caiu no gosto de todo mundo. O pessoal vem e já pergunta quando vai ter. O salmão ao molho de maracujá também é um prato que o pessoal gosta muito”, conta.
Para esta sexta-feira, o estabelecimento optou por não fazer reservas, exceto para grandes grupos. Mas, com base na experiência de anos anteriores, Sérgio acredita que haverá fila no local. Para dar conta da demanda, o restaurante reforçou o estoque e ampliou a equipe.
“Normalmente, nesta época é bem movimentado. Vamos colocar aí uns 40%, 50% a mais de movimento. Dobramos a quantidade de compras e contratamos funcionários extras, 20% a mais de mão de obra. Eu sempre aconselho o pessoal a vir cedo, entre 11h e 13h”, sugere Sérgio.
Atrás da bacalhoada
Quem também tem grandes expectativas para o feriado de Sexta-feira Santa é Andréa Maranzano Galvão, proprietária de duas unidades de um restaurante especializado em peixes e frutos do mar. A empresária espera receber mais de 500 clientes. Muitos vão em busca da tradicional bacalhoada, que também é servida pelo delivery.
“É um prato especial da Sexta-feira Santa, o mais tradicional. Então, optamos por servir a bacalhoada no buffet. Teremos também peixe, camarão e frutos do mar. O consumo de carne é bem pequeno, cerca de 10% das vendas é de frango e de carne vermelha”, comenta.
Para o feriadão, Andréa também aumentou a equipe em 30% — foram cerca de duas semanas de preparação. “É como se fosse um Natal. É um dia muito importante para nós e pretendemos não só vender, mas agradar o cliente. Agradar quem nos deu a confiança de vir até aqui. Então a gente tem de retribuir isso da melhor maneira possível e servir uma refeição de qualidade”, conclui.