Obra do BRT na avenida Ipanema vai começar na segunda-feira (16)
A partir de segunda-feira (16), vão começar os serviços de implantação do Corredor BRT Ipanema na avenida Ipanema. Com isso, uma faixa de tráfego da avenida será isolada para as obras de demolição do atual asfalto. Segundo a Concessionária BRT Sorocaba, a pista que receberá o trabalho, inicialmente, é a centro-bairro, a partir do ponto onde está o prédio da UPH Zona Norte, na junção com a avenida Itavuvu.
Esta obra será a do segundo corredor exclusivo BRT (Bus Rapid Transit) a ser construído dos três (Itavuvu, Ipanema e Oeste) que estão previstos no projeto BRT Sorocaba.
De acordo com a concessionária, o corredor Ipanema será composto por duas vias com 6,2 km de pavimento rígido e terá 10 estações, sendo todas bidirecionais. Ou seja, são aquelas que permitem ao passageiro o embarque e desembarque em direção ao centro- bairro e bairro-centro. As estações serão construídas no canteiro central e sua estrutura seguirá o mesmo modelo já implantado no Corredor BRT Itavuvu.
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Luiz Alexandre Massariol, diretor da Concessionária BRT Sorocaba, informou que a avenida Ipanema terá serviços semelhantes aos já aplicados na avenida Itavuvu. “Para que possamos executar este serviço, teremos que isolar uma faixa para demolição do asfalto antigo e fazer a construção do pavimento de concreto onde circularão os veículos do sistema BRT. Como todo começo de obra, teremos um tempo de adaptação entre os veículos e pedestres que circulam no local, mas sabemos que com a conclusão deste corredor, a tendência é que retorne à normalidade e a região seja valorizada com o aumento no fluxo de pessoas e trânsito. O que contribui para o crescimento da região”, disse.
O Consórcio BRT informou ainda que para dar suporte à operação do corredor Ipanema, haverá a construção de um terminal, que será chamado São Bento. Ele ficará no bairro Caguaçu e terá uma área de 12 mil metros quadrados. Segundo a empresa, o terminal comportará e contará com o uso de fontes sustentáveis para o seu funcionamento: energia fotovoltaica e reúso de água da chuva.
Estações
As estações serão identificadas, como: Jardim Botucatu, Jardim Betânia, Novo Horizonte, Nova Sorocaba, Jardim Planalto, Aeroporto, Vila Angélica, Vila Guilherme e UPH. Todas terão infraestrutura completa de acessibilidade, acesso à informação do roteiro e itinerário, segurança e conforto durante os deslocamentos.
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Para chegar às estações, os passageiros terão ingresso por meio de vias, calçadas e faixas de pedestres que serão sinalizadas. A entrada e saída das estações será por meio de rampas para ajudar no deslocamento de todos, especialmente, dos que possuem mobilidade reduzida e o embarque e desembarque será por plataformas no mesmo nível dos ônibus.
Além disso, as estações terão wi-fi e sinal equivalente a 5G, totens de recarga de energia para equipamentos eletrônicos, além de monitoramento por câmeras, entre outros serviços. (Da Redação)