Obra do BRT na avenida Itavuvu provoca reclamações em Sorocaba

Por Marcel Scinocca

Tapumes fecham ciclovia, prejudicando ciclistas e pedestres. Foto: Divulgação

Tapumes fecham ciclovia, prejudicando ciclistas e pedestres. Foto: Divulgação

O canteiro de obras da avenida Itavuvu, ligadas à implantação pela Prefeitura de Sorocaba do sistema BRT (Bus Rapid Transit), o ônibus rápido do transporte coletivo, tem gerado preocupação para quem transita pelo local. Pedestres, ciclistas e motoristas relatam que falta sinalização. “Está meio difícil. Não fizeram nem a sinalização para que a gente possa atravessar. Ficou ruim para o ciclista e para o pedestre”, diz Paulo Rogério. “Complicou muito para a gente. Ficou arriscado. Para pessoas de idade ficou horrível”, acrescenta. O motorista Osvaldo de Deus Ferreira também fala da questão do perigo. “Quando a gente passa nessa faixa, perto da obra, redobra a atenção. O medo é algum pedestre avançar de forma brusca”, comenta. Ele também reclamou da faixa da via, que é muito estreita para ônibus, o que aumenta o perigo.

A Urbes informou ontem que para garantir a segurança de ciclistas e pedestres, reverá a sinalização no local, reforçando os desvios de rotas e que solicitará “também à empresa responsável o reforço necessário”.

O fato de não haver homens trabalhando no local também gera especulações. “A empresa só colocou essa proteção, mas obras mesmo não tem nenhuma”, diz Vinícius Zandona, que trabalha em um comércio na Itavuvu. Apesar de não haver nenhuma atividade na via relacionada ao serviço de eletricidade, a Urbes afirmou ontem que as obras estão “em fase final de remoção de interferências pela CPFL. O trabalho começou dia 5 de novembro de 2018 e deve ser concluído no final deste mês. Em seguida serão iniciadas as obras do BRT, propriamente dito”.

Área do terminal muda

A Prefeitura de Sorocaba voltou atrás e decidiu que o terminal do BRT, do eixo Itavuvu, será na avenida Antônio Silva Saladino, na região do Parque Vitória Régia. As informações estão em dois decretos publicados pelo Executivo na sexta-feira (4). No projeto original já constava o terminal do sistema de transporte na avenida Antônio Silva Saladino, mas houve mudanças em junho do ano passado. Na ocasião, foi informado ao Cruzeiro do Sul que a intenção era de construir o terminal em uma área da avenida Itavuvu.

Conforme a Prefeitura, a mudança ocorreu devido a área da avenida Itavuvu permanecer ocupada de forma irregular, por isso, a opção em desconsiderar sua utilização, definindo outro local na própria avenida Antônio Silva Saladino. “Irá utilizar um espaço ao lado da Estação de Tratamento de Água (ETA) que o Saae está construindo. A dimensão do terreno comporta a construção a ETA e do Terminal Vitória Régia do BRT, não gerando gastos com desapropriações e realocação das famílias que moram no terreno da avenida Itavuvu”, lembra a Prefeitura.

Os dois decretos publicados na sexta-feira preveem a desapropriação somada de um total de 166 mil metros quadrados. Um decreto trata de uma área de mais de 155 mil quadrados, alterando outro decreto de 2006, que tratava de uma área de 166 mil metros quadrados. O segundo decreto, trata de outra área de pouco mais de 11 mil metros quadrados. Ou seja, os dois decretos somam a mesma área já declarada de utilidade pública em 2006. A Prefeitura confirmou que a área está sendo desmembrada parcialmente para atender interesse do município na implantação do futuro Terminal do BRT.